sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Secretário de Turismo de Carolina/MA concede ao Jornal Cazumbá

O Secretário de Turismo de Carolina/MA, Antonio Lucena, em entrevista ao Jornal Cazumbá fala sobre o turismo sustentável da cidade, forma de atrair turistas e os atrativos da região. Confira!


“...A natureza simplesmente se encontra com a poesia, e a poesia se encontra com a ação...”

Turismo consolidado
O turismo da cidade, a partir de 2013, quando realmente foi abraçado pela gestão municipal, desenvolveu muito. Passamos de 19 mil turistas (números de 2012) para quase 100 mil, na atualidade, mesmo com a crise chegamos a um número grande de visitantes na nossa cidade. Mediante esses dados, a hotelaria também cresceu. Passamos de 900 leitos para 1950. A partir de fevereiro teremos aumento, pois um grupo de portugueses estará se instalando aqui, com a construção de mais leitos.

Atração de turistas
Acreditamos que o turismo é feito de fora pra dentro. Então, participamos constantemente de feiras de turismo nacionais e internacionais, onde apresentamos as nossas belezas. Nesses anos estivemos em mais de 40 eventos. Tivemos mais de 600 capacitações, em parceria com o sistema S (SEBRAE, SENAI, SESI, SENAC), capacitação na área de hotelaria, recepção hoteleira, gastronomia, garçons, etc. Os turistas já se sentem melhor atendidos. Há um respeito maior, conseguimos ver isso. O prefeito Ubiratan trabalha o turismo como um dos principais viés da sua administração. E a ação é capacitar, conversar. O Conselho Municipal de Turismo trabalha em conjunto com o empresariado. E temos o FUMTUR (Fundo Municipal de Turismo), e estamos trabalhando para que seja implantado, ainda nesse ano, o voucher turístico.

Voucher turístico
O voucher será uma espécie de passaporte para que o turista adentre esses atrativos e usufrua deles. E o FUMTUR será a geratriz maior do voucher. Iniciaremos com um trabalho de conscientização para que 100% dos atrativos, que se encontram em áreas privadas, possam aderir a esse mecanismo; Na verdade o FUMTUR trabalhará na área dos vouchers como na área da cooperativa, que ainda estamos criando. Para tanto, é preciso saber a real capacidade de carga de cada atrativo.

Turismo sustentável
Sim, temos um turismo sustentável. Todo o tempo aparecem novas demandas, que são organizadas. Novos pensamentos, novas ações. Então, estamos em constante organização.

Cachoeiras
Temos um mapeamento. Os desbravadores da região, de vez em quando, acham novos atrativos e dizem que é uma nova cachoeira, uma vez que temos uma área ainda muito preservada. Mas, quando dizemos que Carolina tem 89 cachoeiras conhecidas, elas têm acima de 10 metros de queda d’água. Abaixo disso são consideradas quedas d’águas e dessas tem muito mais espalhadas pela região. Temos, também, mais de 400 nascentes.

Outros Produtos
Costumamos dizer que Carolina é o segredo do Brasil, que está começando a ser desvendado. Então, estamos colocando na prateleira novos atrativos. A ideia é descobrir e ter novas opções de lazer, aventura e gastronômico para esses turistas para que eles mesclem com as cachoeiras. Porque quem visita a cidade, vem para desestressar, descansar. E a nossa pretensão é oferecer o nosso melhor.

Como você descreveria Carolina?
Carolina é beleza pura, é atração. Não dá pra descrever tem que conhecer. Costumamos dizer que na região a natureza simplesmente se encontra com a poesia, e a poesia se encontra com a ação, uma vez que os esportes de aventuras são os motes principais, a área é propícia pra isso. Aqui temos a maior tirolesa em altura da América Latina, são 394 metros de altura e 1400 metros de extensão. Temos cachoeiras para a terceira idade, com acessibilidade. E é interessante destacar que cada cachoeira tem sua beleza, seu cheiro, sua particularidade. Cada atrativo é diferente do outro. Então, Carolina tem atrativos para todos os gostos. Como disse não dá pra descrever tem que conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário