quinta-feira, 28 de abril de 2016

Programa "Todos por São Luís" capacita jovens e adultos no bairro João de Deus

Aprendizado, oportunidade de trabalho e renda. Essa é a proposta do cronograma de oficinas e cursos oferecidos no programa "Todos por São Luís". Executado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), em parceria com as secretarias municipais, a ação possibilita que as comunidades atendidas possam aprender um ofício e fazer deste um meio extra para somar na renda familiar. Nesta edição, o projeto atende o bairro João de Deus e adjacências com uma vasta programação que inclui serviços sociais e de saúde. A culminância será neste sábado (30).

Como parte das atividades do "Todos por São Luís", a comunidade participou dos cursos Informática Básica e Comidas Típicas Regionais. As capacitações reuniram cerca de 40 pessoas, entre jovens e adultos para o aprendizado. Na turma de Informática, estudantes a partir dos 12 anos, puderam conhecer um pouco mais sobre informática.


Para o estudante Philype Carlos Launer, de 13 anos, esta foi a primeira experiência em um curso desta natureza. "Apesar de ter computador em casa, não conhecia muito as ferramentas do Word. Aprendi a fazer várias coisas neste programa e vi o quanto é versátil", disse o jovem.

Aprender mais e evoluir foi a motivação da estudante Maria Eduarda Lopes, de 13 anos, ao participar do curso. "Eu sabia algumas coisas, mas está sendo bom para atualização". O coordenador da formação, Aristóteles Costa, pontuou a importância do aprendizado. "Com essa iniciativa, o prefeito Edivaldo amplia o acesso dos jovens à informática, muito importante nos dias atuais", disse. O curso foi realizado de segunda-feira (25) a quarta-feira (27), na sede da Escola Comunitária João de Deus, com turmas à tarde.

COMIDAS TÍPICAS

Já a capacitação em Comidas Típicas Regionais teve aulas nestas terça-feira (26) e quarta-feira (27), na Associação de Moradores da Vila Lobão, com turmas à tarde. As alunas, em sua maioria donas de casa, aprenderam técnicas de produção de comidas tipicamente maranhense, manipulação de alimentos, higiene pessoal na produção de receitas e na prática, preparação e cozimento. Ao todo, foram 12 receitas preparadas durante as aulas.

"As participantes foram muito proativas e colaboradoras. Elas saem desta oficina sabendo preparar pratos conhecidos da nossa culinária e podem fazer em casa ou até ganhar renda extra vendendo", ressaltou a coordenadora do curso, Silvia Targino. A secretária Antônia Dutra, de 43 anos, vai aplicar os conhecimentos aprendidos fazendo pratos para a família. "Eu queria muito aprender fazer essas comidas maranhenses e ter receitas diferentes para almoço em família", disse.

CAPACITAÇÕES
O cronograma de cursos do "Todos por São Luís" agrega mais de 30 capacitações entre cursos e oficinas, em sua maioria, nas áreas de culinária, trabalhos manuais e informática. "E os cursos de produção de alimentos são os mais solicitados e sempre lotam as turmas", ressaltou uma das coordenadoras do programa, Graça Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário