quarta-feira, 25 de maio de 2016

39ª edição do Festival Guarnicê de Cinema tem o patrocínio do Governo do Maranhão



Em sua 39ª edição, o já tradicional Festival Guarnicê de Cinema conta mais uma vez com o patrocínio do Governo do Maranhão. Neste ano, o festival traz o tema “Novos olhares, novas experiências” e, além das mostras competitivas, o público poderá participar da Mostra Guarnicezinho, voltada para as crianças; Mostra Jovem e Mostra Cinema não tem idade, voltada para o público da terceira idade.

O festival será realizado entre os dias 6 e 11 de junho, no Centro Histórico de São Luís. “Por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, o Governo do Maranhão vem apoiando todas as manifestações artísticas do nosso estado e o cinema não poderia ficar de fora. O Festival Guarnicê já entrou para o nosso calendário anual de atividades”. Destacou o secretário de adjunto de Economia Criativa da Sectur e diretor do Teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão.

Além de Brandão a solenidade de lançamento do festival realizada hoje (24) no Grand São Luís Hotel contou com a presença da reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Empreendedorismo, Dorlene  de Aquino; a diretora do departamento de Assuntos Culturais e coordenadora geral do Festival Guarnicê, Fernanda Pinheiro e o diretor executivo da Cemar, Luiz Carlos Cardoso, quer também é patrocinadora festival via Lei de Incentivo à Cultura.

A reitora Nair Portela demonstrou a sua satisfação de participar, pela primeira vez, do Guarnicê, estando à frente da Universidade Federal do Maranhão. “Sabemos da importância que o Festival de Cinema tem para área cultural do Maranhão. Esse é o momento que a Universidade, nos seus 50 anos de existência, fortalece suas políticas de apoio aos projetos de extensão; serve de estímulo para que os alunos da UFMA possam se aproximar da sétima arte, além de ser uma oportunidade para cineastas locais e nacionais divulgarem suas produções cinematográficas”, declarou a reitora.

Nesse ano, o número de inscrições superou as expectativas. Foram 250 filmes inscritos Deste total, 20 foram selecionados para participar da das mostras competitivas, sendo 16 deles de curta-metragem e quatro de longa-metragem. As demais produções serão exibidas ao longo da programação do festival.

O Festival Guarnicê de Cinema é o quarto festival mais antigo de cinema do Brasil. A trigésima nona edição do Guarnicê contará com a presença dos atores Chico Dias e Letícia Sabatella e irá homenagear o cineasta Neville D’ Almeida, um dos fundadores do movimento do cinema marginal, que trabalha com produções de estilo arrojado e contestador e é dono da terceira maior bilheteria do país com o filme “Dama da lotação”, de 1978.

A programação do festival conta com algumas novidades, além das oficinas que serão disponibilizadas ao público, a organização criou mais duas mostras fílmicas, uma direcionada para produções nacionais, chamada de ‘Mostra Cenário Brasil’, e outra voltada para filmes maranhenses, intitulada ‘Mostra Cenário Maranhão’, além da realização da ação “Cinema em Todo Lugar”, em que será exibido um filme em uma escola pública do Estado.

A cerimônia de abertura e de encerramento do festival irá acontecer no Teatro Arthur Azevedo, localizado no Centro de São Luís, e as inscrições para as oficinas já estão abertas e possuem vagas limitadas. Mais informações acesse o site do evento http://www.cultura.ufma.br/39guarnice/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário