terça-feira, 12 de julho de 2016

‘Mais Cultura e Turismo’ anima público em pontos turísticos de São Luís

As férias de julho começaram com opções de lazer gratuitas aos fins de semana em pontos turísticos de São Luís. Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), o programa ‘Mais Cultura e Turismo’ tem animado o público presente na Praça Nauro Machado (Centro), no Espigão Costeiro (Ponta d’Areia) e na Praça da Lagoa. Neste sábado (10), a diversão ficou por conta de shows de artistas populares e atividades de recreação para a criançada.

Na Praça da Lagoa, houve pintura facial, apresentações de mágicos, brinquedos infláveis e pula-pula, como incremento ao parque fixo, que vem atraindo várias famílias desde a sua inauguração, no final do mês passado. Pessoas como o engenheiro civil Samuel Dória de Carvalho Júnior, 53 anos, e a promotora de justiça Lena Pauxis, 45 anos. O casal contou que trouxe a filha Paula, de apenas 1 ano e 8 meses, para brincar na praça, e foram surpreendidos com a programação gratuita.

“Achamos a iniciativa muito bacana. Nossa cidade tinha carência de um espaço como esse para levar as crianças, com brinquedos e recreadores. Vamos voltar outras vezes, com certeza”, disse Samuel Dória. Quem também aprovou as atividades voltadas para as crianças na Lagoa foi a dona e casa Josiane Pereira Rêgo, 36 anos. Ela levou a filha Jéssica, 5 anos, para curtir a programação. “Estou achando tudo ótimo, muito bem organizado. Pretendo trazer também meu outro filho nos próximos fins de semana”, falou.

Música ao vivo

No Espigão Costeiro, a bela paisagem da Ponta D’areia contou com trilha sonora de instrumentistas da Escola de Música do Maranhão e do artista Kadu Ribeiro. O turista Antonio Leão, 71 anos, em excursão que veio de Pernambuco, estava no local e adorou as apresentações. “Sensacional! Apresentação gratuita, com música de qualidade e um público diversificado. Atividades como essa, que incentivam grupos com bom repertório musical, que levam poesia para as pessoas, devem acontecer sempre”, elogiou o olindense.

A servidora pública Ivana Braga, 38 anos, contou que acompanha o ‘Mais Cultura’ desde o ano passado na Praça Nauro Machado. Nesta edição, resolveu levar a mãe, a microempreendedora Maria do Rosário Moraes, 60 anos, para assistir às apresentações gratuitas no Espigão. “Acredito que São Luís produz mais cultura do que visibiliza. Por isso, acho muito importante esses shows em espaços públicos, para reunir as pessoas e criar uma agenda positiva para a nossa cidade”, opinou Ivana.

Economia criativa

O ‘Mais Cultura e Turismo’ também se mostrou uma ótima oportunidade para os artesãos da Feirinha do Espigão. O artesão Sidney Colins disse que a programação alavancou o movimento no local, melhorando as vendas da feirinha. Sidney produz peças decorativas a partir de materiais reciclados, como papel, papelão, cola de fécula de mandioca, saco de cimento e fibra de bananeira e buriti. Os produtos têm inspiração regional, representando azulejos portugueses e as embarcações típicas da Ilha. Os preços variam de R$ 10 a R$ 70 reais.

“Esse espaço é muito legal pra gente mostrar nosso trabalho, promover o artesanato e a sustentabilidade, agregando a nossa produção à cultura local”, disse o artesão. A programação do ‘Mais Cultura e Turismo’ começou no segundo final de semana deste mês e vai até o dia 2 de agosto, sempre as sextas, sábados e domingos, na Praça Nauro Machado (Centro Histórico), Espigão Costeiro (Ponta d’Areia) e Praça da Lagoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário