Cartão-postal da Ilha e parte fundamental da história de São Luís, o Centro Histórico da capital respira novos ares com a intensificação de projetos de revitalização nas áreas históricas. A região central volta à pauta no planejamento público com várias iniciativas, entre elas a limpeza em pontos turísticos da capital utilizando um equipamento de alta pressão (Hidrotérmica) e uma equipe qualificada e preparada para efetuar a atividade. Esse mesmo equipamento utilizado em São Luís (máquinas da marca Kasher) já fizeram trabalhos similares no Cristo Redentor, Colunas de Roma e no Monte Rushmore, nos Estados Unidos, entre outros pontos turísticos mundiais.
É de se louvar a iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que realizou, durante toda a semana, limpeza na Praças Benedito Leite, na Praça da Criança (Rua do Giz com a Rua de Nazaré) e parte das escadarias históricas.

A iniciativa é mais uma medida adotada pelo projeto de revitalização do Centro Histórico da capital, desenvolvido pela Prefeitura, por meio do projeto “Aliança pelo Centro Histórico”, que tem o objetivo de implantar um sistema de gestão compartilhada (poderes público, privada e sociedade civil) para monitorar e realizar serviços urbanísticos, culturais, funcionais e sociais.
E as melhorias não param por aí. Essa ação é apenas o início de uma série de intervenções do gênero, no Centro Histórico, e que alcançará praças, escadarias, ruas, casarões, entre outros prédios e monumentos.
Além da lavagem especial, outras ações agregarão ao projeto municipal, como iluminação artística de monumentos, apresentações culturais, limpeza periódica nas vias, disponibilização de lixeira e agentes de limpeza fixos nas 24 ruas do circuito, obras sociais e assistenciais.
É importante ressaltar que existem outras ações da Setur produzidas especificamente para melhorar e movimentar o Centro Histórico, como o projeto “Cores de São Luís”, que já teve sua ordem de serviço assinada, visando à recuperação de todo o quadrilátero da Feira da Praia Grande, com pintura, recuperação da cobertura e das instalações elétricas e hidrossanitárias, melhorias de calçamento, iluminação cenográfica, exposição de placas de sinalização e posto de informações turísticas. As obras do Mercado da Praia Grande (Casa das Tulhas) já foram iniciadas, com prazo de 90 dias para entrega total da obra.

Outra iniciativa importante diz respeito ao disciplinamento do trânsito no Centro Histórico. A SMTT colocou agentes de trânsito nas principais entradas do Centro histórico da capital para orientação do trânsito e transportes na área.
Essas ações de revitalização do Centro Histórico são provas do compromisso da Prefeitura com o Patrimônio Histórico, que, sem dúvida, é nosso maior atrativo turístico, trazendo dessa forma benefícios a todos - aos comerciantes, à população e aos turistas, que poderão vislumbrar um espaço preservado e adequado à visitação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário