Com relação ao artigo “O Plano de Marketing de São Luís poderá se tornar um mico”, assinado por Antonio Noberto e publicado no Blog Cazombando, gostaríamos de esclarecer que:
A Prefeitura Municipal de São Luís, por meio de duas Secretarias Municipais – Turismo (SETUR) e Extraordinária de Projetos Especiais (SEMPE) – lança, pela primeira vez, um Plano de Marketing Turístico, o Plano São Luís – Promovendo a cidade, cujo principal objetivo é posicionar o destino São Luís no MERCADO NACIONAL.
Instrumento técnico que orienta o setor turístico do Município, o Plano Estratégico de Desenvolvimento e Implementação de Marketing Turístico faz parte do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga e foi desenvolvido por meio do contrato entre o Consórcio Máquina da Notícia Comunicação Ltda - Chias Marketing Ltda e a SEMPE, com recursos financiados pelo Banco Mundial.
O Plano NÃO traça ações ou estratégias para o mercado internacional porque não foi elaborado para tal, uma vez que o contrato com o Banco Mundial estabelece o trabalho para o mercado nacional e a demanda de consultoria foi para o mercado nacional. Portanto, essa consultoria não teria que ater-se a esse âmbito, mesmo fazendo algumas recomendações nesse sentido em várias etapas do Plano.
Esclarecemos, ainda, que a apresentação dos dados de demanda turística do Estado são diagnósticos, e não propostas. Se observadas e lidas no contexto em que foram apresentadas as estratégias para o mercado real e potencial, apresentadas na Fase II e na Fase III do Plano São Luís, todo o conceito do Plano São Luís ficará mais claro e compreensível, notando-se sua importância, pertinência, aplicabilidade e metas.
Entretanto, não esquecemos que temos um mercado internacional e que somos muito visitados por franceses, italianos, portugueses entre outros, e no futuro, bem próximo pretendemos elaborar um projeto de marketing para o mercado internacional. Mesmo assim, temos participado de eventos e feiras do segmento turístico internacional e que estamos trabalhando para captar voos internacionais, como já anunciado. O mercado italiano, assim como o francês, são tão importantes para nós quanto o português, o espanhol e tantos outros. Esse trabalho para atrair voos da Itália não é feito no sentido de privilegiar apenas um país, mas para abrirmos a malha aérea no mercado europeu, que está sendo operacionalizado a partir da procura de operadoras italianas, o que não aconteceu com as francesas.
Segundo dados divulgados recentemente pela Embratur (Fonte: Departamento de Polícia Federal e Ministério do Turismo), em 2010, desembarcaram no Brasil 199.719 franceses, registrando uma queda se comparar com o ano anterior (2009), quando desembarcaram no Brasil 205.860 franceses. A Itália enviou ao Brasil 253.545 turistas, em 2009, e 245.491 turistas, em 2010.
Os dois países são considerados mercados prioritários pela Embratur e, em São Luís não será diferente, onde com certeza esse laço fraternal que temos com a França será exaltado ainda mais. Lembramos também que os embates são importantes para a consolidação do plano e abrimos esta secretaria para que todos possam participar desse projeto que colocará São Luís em pé de igualdade com outras potências turísticas do Brasil.
*Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Consórcio Máquina/Chias Marketing
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