O Secretário Municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, faz um balanço da pasta. As conquistas, projetos desenvolvidos, expectativas para os 400 anos, são alguns dos temas abordados. Confira!
JORNAL CAZUMBÁ - A Setur desenvolveu muitos projetos durante 2011. Quais foram os principais resultados?
LIVIOMAR MACATRÃO - A criação da “Aliança pelo Centro Histórico”, que reúne 10 secretarias do município, IPHAN e alguns outros órgãos. A “Aliança pelo Centro Histórico”, apesar de que ainda tem muito o que desenvolver, é um projeto que já mostra alguns resultados no que diz respeito à intervenção de limpeza, porque foi criada uma equipe específica para o Centro Histórico, para a varrição, que ajuda a diminuir o acúmulo de lixo pelas ruas e também pelas lavagens de alta pressão que proporcionam um ambiente mais agradável no Centro Histórico, nas escadarias, logradouros e monumentos. Com frequência praticamente bimestral, praticamente, porque depende do logradouro, essa lavagem tem conseguido melhorar a limpeza do Centro Histórico. Como exemplo as escadarias Praça Benedito Leite, da rua do Giz ao lado do restaurante SENAC, que mudaram de cor literalmente, eram cheias de limo. Vejo isso como grande ganho para cidade no que diz a respeito à questão de marketing. Além disso, candidatamos São Luís a Capital Americana da Cultura, no qual logramos êxito, e começamos o Comitê Estratégico dos 400 anos do qual faço parte e fizemos várias ações no Brasil nos destinos prioritários - mercado italiano e português.
JC - Quais as principais conquistas alcançadas pelo Senhor à frente da Secretaria Municipal de Turismo?
LM - A campanha que está sendo feita dentro do Centro Histórico é um dos grandes ganhos do ano de 2011, mostrando o que é um Centro Histórico limpo e como tem que ser. A primeira intervenção foi na limpeza e já melhorou, mas ainda tem muito que melhorar, por isso a blitz urbana já começou a notificar os grandes geradores de lixo, restaurantes, bares, este tem sido o grande prestígio para a melhoria da limpeza do Centro Histórico. Outro ganho foi o Plano de Marketing de São Luís e a criação da marca turística. Além disso, no ponto de vista de recepção, continuamos com o bom trabalho na Prefeitura que já é visto a muitos anos, de operações boas vindas, qualificação dos postos de informações, e fortalecemos e criamos no ano passado o espaço turista no período de São João que este ano foi um grande sucesso, com a presença de aproximadamente 700 pessoas.
JC - Quais são as expectativas para os 400 anos de São Luís?
LM - A Setur está dentro do comitê que foi criado pela prefeitura de São Luís. O comitê está terminando de montar o calendário porque estamos esperando que algumas entidades enviem. Esse calendário vai ser divulgado no dia 31 de dezembro junto com o relógio de contagem regressiva. Já tem 120 ações divididas por mês, com grandes eventos na cidade e ações estruturantes e a secretaria de Turismo participa em muitas delas, com a implantação de sinalização turística no Centro Histórico, a iluminação artística dos monumentos turísticos que já começou desde ano passado: no monumento do pescador na Litorânea que foi reforçado este ano, com a Pedra da Memória que já foi restaurada e iluminada, com a Fonte do Ribeirão que vai ser iluminada e restaurada pacificamente e a Feira da Praia Grande. Todos esses projetos estruturantes, de eventos ou de marketing, que a Setur faz parte compõe o calendário de 400 anos, e vem dentro da estrutura de outros projetos da prefeitura como: a inauguração do Cine Teatro Municipal, a inauguração da esfera administrativa que vai ter uma ação da prefeitura em si vai ser um novo ponto turístico, o ponto de observação de Alcântara e outros pontos turísticos da cidade.
JC - Secretário, uma das ações da Setur foi o “Café com o Trade”. Como foi a receptividade da cadeia produtiva do turismo nesses encontros?
LM - O Café com o Trade foi uma iniciativa pra que tenhamos transparência nas atividades. A ideia é passar para trade o que foi feito no mês anterior e o que vai ser feito no posterior. Não tenho um feedback formal em termo de pesquisa, mas durante as colocações que são feitas durante o Café, tento conduzir de maneira informal que cada um participe, tenha seu espaço. No último, tivemos a apresentação de dois empresários mostrando seus projetos, então o objetivo do Café é dar transparência. Além disso, criamos a news letters, que é quinzenal, e criamos um projeto do clastur, uma parceria com a gestão passada, assim ao invés de criar mais grupos ou conselhos de tantos que já temos o clastur se tornou um elaborador de projetos, transparência e informação da qual a prefeitura está fazendo no setor de turismo. O clastur tem oito projetos sendo conduzidos pelos próprios empresários, projetos como a Central Atendimento ao turista que vai se transformar em uma vendedora de serviços, projetos como diplomacia econômica no qual ajuda o trade a se organizar nas ações de promoções principalmente, entre outros. São oito projetos que o trade está conduzindo, cada um criando seu sentimento de pertence aos projetos. O observatório do turismo a UFMA puxou para ela; a rede certificadas no turismo, o SEBRAE; e a Associação dos Jovens Empresários também puxou pra eles e estão elaborando o processo de certificação das empresas, o modelo ideal.
JC - Nesse ano, falou-se muito sobre os voos charters. Existem outros voos planejados para 2012?
LM - Existe uma nova companhia aérea brasileira que vai voar para a cidade, estamos negociando. Tem também uma renegociação do voo charter internacional com Portugal, e estamos estudando o mercado da América do Sul para que esse voo internacional charter aconteça, pois hoje a Europa vive em uma crise intensa e a gente tem grande receio de fazer investimento nesse sentindo.
JC - E o fluxo de turistas em São Luís?
LM – Teve um crescimento vertiginoso de Minas e Ceará que são dois mercados que foi acreditado mesmo. Ceará não era feito divulgação nenhuma e temos feito. A gente acreditou muito no primeiro e tentamos trazer um charter com a CVC, pois não estávamos conseguindo colocar voo direto, conseguimos com a AZUL colocar o voo direto, depois a TRIP colocou voo direto e a AZUL já colocou o segundo voo direto, em razão dessa facilidade de acesso melhorou bastante o fluxo de mineiros e cearenses. Mas uma grande surpresa nas pesquisas deste ano, foi o estado de Tocantins, que por via terrestre tem trazido um fluxo de alguns números diferentes de alguns anos anteriores. É importante ressaltar que no início do ano teremos alguns ganhos através de parcerias com a CVC e oficializar a venda de pacotes da Rota das Emoções, com entrada em São Luís o que não acontecia, só vendiam através de Fortaleza - mesmo sabendo, de acordo com os dados passados até julho, que eles continuam dando mais via Fortaleza, mas o fato de ter aumentado essa entrada por aqui já tem sido um grande ganho no ano.
JC - Secretário, quais os projetos para o Centro Histórico da capital?
LM - Tem um que eu foco muito e que não é fácil, que a gente precisa da ajuda de todos, todas as instâncias do poder público, principalmente, que a sociedade, os empresários, os moradores enxerguem que também tem responsabilidade com isso, que é a “Aliança pelo Centro Histórico”. Acho que a secretaria de Turismo puxou pra si uma responsabilidade que não é atribuição dela, mas que a gente puxou por saber que é o principal cartão postal da cidade e que a gente pode quanto representante do povo nessa situação que estamos hoje contribuir e cobrar tantos dos órgãos competentes quanto da sociedade. Precisamos de ajuda para que realmente as melhorias aconteçam e eu estou muito focado no caso do Centro Histórico. Outro projeto importante é o de sinalização turística, a outra parte já foi implantada, os mapas, os totens no Centro Histórico tudo isso foi implantado, assim como os painéis da entrada da cidade - aeroporto, rodoviária, terminal hidroviário, ferroviário e todos os pontos. Uma parte da sinalização turística da primeira safra está parada ainda, uma revisão completa está sendo feita, porque além dos erros da empresa, tivemos erros também na empresa que confeccionou as placas, os conteúdo das placas, para isso precisamos cumprir um rito burocrático que foge da nossa coordenabilidade que é solicitar a autorização do Ministério do Turismo para essas modificações e depois solicitar para Caixa Econômica, aí foge do nosso prazo. O Ministério do Turismo já autorizou, estamos aguardando a decisão da Caixa para autorizar a outra empresa a refazer todas as placas. Além disso, o Centro Histórico vai receber pela primeira vez placas direcionais, vão ser lançadas também placas de roteiros e trilhas aventuras de um programa que vai ser lançado no inicio de 2012.
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