Localizada na Rua Afonso Pena, 213, antiga Rua Formosa, o casarão conhecido como Solar dos Pinheiros Costa serviu de comércio e residência de algumas famílias ilustres do Maranhão. Ela foi projetada em 1858 por João Francisco Gonçalves e José Joaquim da Silva Machado, sendo posteriormente reformada por Heráclito Vespasiano Ramos (irmão do poeta Joaquim Vespasiano Ramos) e por Filinto de Jesus Costa.
Recuperado pela prefeitura municipal de São Luís, o prédio foi batizado de Morada Histórica de São Luís em 26/11/2003, sendo na ocasião aberto ao público, tendo se transformado em mais uma das atrações turísticas da capital maranhense. O imóvel ostenta fachada eclética, com bandeiras de vidro emoldurando as portas. Uma ampla varanda no estilo colonial português possui paredes com azulejos franceses, ingleses e belos paineis.
Destacam-se ainda as portas trabalhadas, grades de ferro de feitio delicado e um rico madeiramento utilizado nas esquadrias. Ao fundo do imóvel, pedras de cantaria adornam o cenário no qual respira a imponência de um casarão que enriquece o maior acervo arquitetônico de inspiração portuguesa da América Latina.
Essa beleza visual informa sobre a estética maranhense dos fins do século XIX e início do século XX, ostentando mobiliário, azulejos, telhas, pratarias, peças em bacarat, louça inglesa e bibelôs de origem europeia; alguns óleos sobre tela emolduram o recinto. Ainda se destacam os assoalhos de tábuas corridas, lustres lapidados e móveis no estilo europeu. O mobiliário ali existente exibe a raridade do jacarandá, frejó, cedro e cerejeira. São móveis entalhados em forma de rendas, com prateleiras apresentando vidros bizotados, exóticos.
Todo esse conjunto alimentou a ideia maravilhosa de se conservar uma moradia com tal perfil histórico. Em Alcântara, por exemplo, existe o Museu Casa Histórica, que vem prestando um relevante serviço à comunidade, funcionando ainda como importante núcleo de atração turística. O prédio da Morada Histórica de São Luís serviu de abrigo para solenidades, tais como a premiação dos vencedores do Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, dentre outros eventos de igual envergadura. No entanto, infelizmente, a Morada Histórica de São Luís fechou suas portas. A fachada ostenta uma pintura envelhecida e que já começa a mostrar o reboco. Mais um atrativo que cai no poço, abandonado pela prefeitura local. Lamentável!
Nenhum comentário:
Postar um comentário