A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) realizou, nesta quarta-feira (18), no Pestana Hotel, mais um “Café com o Trade”. Estiveram presentes representantes das entidades do trade turístico ludovicense, agências de receptivo, guias de turismo e imprensa.
O objetivo principal do encontro é estabelecer continuamente uma aproximação com estes profissionais, estabelecendo vínculos de parcerias.
Na ocasião, o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, apresentou aos profissionais presentes as ações realizadas e atividades futuras da Setur.
Pesquisa - Segundo Macatrão já foram realizados até o momento duas pesquisa para identificar os consumidores dos produtos turísticos de São Luís. A primeira foi realizada durante a alta temporada, de 25 a 29/01, com 550 turistas. E outra no carnaval, com 479 pessoas entrevistadas. “Esses dados servirão para subsidiar nossas decisões”, disse o secretário.
As próximas pesquisas serão realizadas a partir do próximo dia 25 e também no São João.
Projetos – Outros assuntos em pauta foram o "Projeto Informante Anfitrião", que formou uma nova turma com o objetivo de auxiliar na prestação de informações em pontos turísticos da capital; o "Projeto Cores de São Luís", que vai iniciar a recuperação da Feira da Praia Grande a partir da próxima semana; o "Projeto Aliança pelo Centro Histórico", que segundo o secretário houve grande mobilização nesses últimos meses através de reuniões com o Ministério Público Federal, a criação do Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, a instalação do Centro de monitoramento (22 câmaras de monitoramento serão instaladas no Centro Histórico), a recuperação de meios fios e calçadas, manutenção dos pontos de luz, blitz urbana, varrição e coleta do lixo e o controle e fiscalização do comércio informal e do trânsito; E ainda o "Projeto de Sinalização Turística" da capital, onde estão previstos a instalação de 140 placas, visando guiar os turistas do aeroporto para os outros atrativos turísticos da cidade.
O secretário falou também sobre a "Operação Boas Vindas de São João 2011", que será realizada nos portões de entrada da cidade e mostrará um pouco da animação que permeia o período junino; o "Espaço do Turista" no Arraial da Praça Maria Aragão, que mais uma vez vai disponibilizar comodidade, visão privilegiada e informações turísticas aos visitantes; e o "II Festival Sabores do Caranguejo", que será realizado de 01 a 30 de junho pela Setur e pela Lampejo Comunicação e Marketing, nos mais tradicionais bares e restaurantes de São Luís, com o objetivo valorizar uma das iguarias mais apreciadas pelo ludovicense e pelos turistas que chegam à capital maranhense.
Foi apresentado ainda o Famtur MG/SL, organizado pela Azul Linhas Aéreas, Pestana Hotel e Setur no mês passado com dez das mais importantes empresas de Minas Gerais com destino a São Luís, visando fortalecer o voo Azul e fomentar a comercialização dos produtos turísticos da capital maranhense. Segundo o secretário, serão realizados mais quatro famturs e três press trip, no mês de junho.
Para finalizar, o secretário falou sobre o lançamento do São João de São Luís em Fortaleza e Teresina. “Fizemos ótimos negócios, interagimos com os agentes e empresários das sete capitais prioritárias. Com certeza, traremos muito mais turistas através dessas atividades”, afirmou Liviomar Macatrão.
Plano de Desenvolvimento do Turismo - Foi entregue também aos presentes uma cópia do Plano de Desenvolvimento do Turismo de São Luís 2009-2012, que contém as principais diretrizes, objetivos e ações da Setur.
“Esperamos que com este plano em mãos, os parceiros se sensibilizem ainda mais para colaborar com o turismo na cidade e fazer desta atividade a principal alternativa econômica para a Quadricentenária São Luís”, disse o secretário.
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