No primeiro domingo de dezembro, a Embratur deu início a uma
importante atividade relacionada com a megaexposição de imagem que o Brasil
terá por conta dos megaeventos. Trouxemos 22 jornalistas de 7 países para que
conhecessem as 6 cidades-sede da Copa das Confederações, evento que ocorre no
ano que vem e que funciona como um teste organizativo para a Copa do Mundo.
A Embratur está levando esses 22 jornalistas em visitas
guiadas às obras dos estádios e a pontos turísticos. O resultado desses mais de
10 dias de visitas serão dezenas de reportagens sobre o Brasil divulgadas em
todos os continentes do planeta. Pessoas de vários pontos do mundo poderão ler
textos e ver imagens que explicam como são nossas cidades, nosso povo, nossos
costumes e nossas belezas.
E este é apenas o início da megaexposição que o país terá
nos próximos anos, atualizando a imagem que o restante do mundo tem do Brasil,
permitindo que mostremos nossos principais atributos: a hospitalidade de nosso
povo, a beleza de nossas paisagens, a originalidade da nossa cultura e a
pujança de nossa economia.
Com esta press trip que estamos realizando, penso que a
Embratur fecha com chave de ouro um ano muito produtivo. Realizamos, em 2012,
as 6 primeiras edições do Goal to Brasil, uma série de eventos voltados
diretamente para os operadores do turismo e jornalistas dos nossos principais
mercados emissores. Assim, a Embratur reuniu mais de mil profissionais na
Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, França e Portugal.
Também este ano, demos início ao projeto Turismo Sem
Limites, que trouxe, pela primeira vez, jornalistas e formadores de opinião com
deficiência, para que conhecessem os destinos turísticos brasileiros adaptados
a esse público. O resultado é, ao mesmo tempo, a promoção desses destinos no
exterior e um estímulo a que outros locais sigam o exemplo, garantindo
acessibilidade a pessoas com deficiência, principalmente às vésperas dos Jogos
Paraolímpicos de 2016.
Além disso, a Embratur realizou, no exterior, um evento a
cada dia útil de 2012. São feiras, rodadas de negócio, apresentação de destinos
a operadores e também coletivas de imprensa. Tudo feito sempre em parceria com
as secretarias estaduais e municipais de Turismo.
Também no Brasil atuamos, no limite das nossas competências
legais, em projetos importantes como a Conferência das Nações Unidas Rio+20 e o
início da implantação do Centro Digital do Cristo Redentor, principal ícone do
nosso país.
O resultado dessas ações é que chegamos a dezembro com
projeções seguras de que bateremos recorde em todos os três indicativos que
usamos para medir o sucesso da promoção internacional do Brasil no exterior: o
número de entrada de estrangeiros; o volume de entrada de divisas por meio do
turismo, e a quantidade de eventos internacionais realizados.
A quebra desses recordes tem um gosto especial,
principalmente porque ocorrem em um ano em que uma grave crise financeira
atingiu fortemente três dos principais emissores de turistas para o Brasil:
Espanha, Itália e Portugal. Mesmo assim, conseguimos ampliar a entrada de
turistas latino americanos, o que ajudou a manter o crescimento do turismo
internacional em torno de 5%, o que colocará o Brasil seguramente acima da
média mundial.
Nem de longe, no entanto, esses dados inéditos significam
motivo para acomodação. Amanhã mesmo, passarei todo o dia reunido com minha
equipe, em Brasília, para fazermos o ajuste fino das ações já planejadas para
2013, que tem tudo para ser um ano histórico para a promoção do Brasil.
Receberemos a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, as
próximas etapas na série de megaeventos que o Brasil está sediando. Com a
possibilidade de projeção de imagem no exterior que eles nos oferecem e com
trabalho intenso, seguiremos dando passos firmes em direção a um novo patamar
para o turismo internacional no Brasil.
*Flávio Dino, presidente da Embratur.
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