Professor Alexandre Navarro explica que os maias não acreditavam no fim do mundo |
Dia 21 de dezembro vem sendo considerado o marco do fim do mundo para algumas crenças que se baseiam no calendário dos povos maias – civilização que vivia no México entre os anos de 2.000 a.C. (antes de Cristo) e 1.519 d.C (depois de Cristo). Mas o Prof. Alexandre Navarro, especialista em cultura maia na UFMA (Universidade Federal do Maranhão), desmente que o calendário deste povo anunciasse o final dos tempos. "Eles nunca falaram em fim do mundo, mas, sim, em fim de ciclo", explicou Navarro.
O especialista explica que o calendário era uma forma de marcar períodos e que quando um ciclo completava 52 anos na roda calendárica (ou 5.126 anos, pois era um sistema complexo), era zerado. E é este marco que aparece nos registros antigos destes povos, tendo seu fim em 2012.
"O dia 21 é o fim de um ciclo, não o fim do mundo. Para nós, o fim do ano é dia 31, mas o dia 21 foi obtido com cálculos que se baseiam em uma média dos anos, que nem sempre têm 365 dias. O fim dos calendários são símbolos de renovação. No mundo maia nada termina, tudo se transforma", disse.
Então, por que as pessoas insistem em acreditar que o mundo pode acabar? "A questão do fim do mundo diz respeito às religiões judaico-cristãs, cujos relatos retratam episódios relacionados a este tema, como é o caso do livro do Apocalipse da Bíblia. Portanto, a questão do fim dos tempos é uma preocupação ocidental, é um assunto que está presente em nossa cultura através das tradições religiosas. O fato de crermos nessas tradições, não significa que, outras culturas, em outras regiões geográficas, e em diferentes períodos da história, obrigatoriamente tivessem as mesmas concepções de criação e destruição do mundo. Os mitos e lendas maias não tratam dessa temática", afirmou Navarro.
O especialista explica que o calendário era uma forma de marcar períodos e que quando um ciclo completava 52 anos na roda calendárica (ou 5.126 anos, pois era um sistema complexo), era zerado. E é este marco que aparece nos registros antigos destes povos, tendo seu fim em 2012.
"O dia 21 é o fim de um ciclo, não o fim do mundo. Para nós, o fim do ano é dia 31, mas o dia 21 foi obtido com cálculos que se baseiam em uma média dos anos, que nem sempre têm 365 dias. O fim dos calendários são símbolos de renovação. No mundo maia nada termina, tudo se transforma", disse.
Então, por que as pessoas insistem em acreditar que o mundo pode acabar? "A questão do fim do mundo diz respeito às religiões judaico-cristãs, cujos relatos retratam episódios relacionados a este tema, como é o caso do livro do Apocalipse da Bíblia. Portanto, a questão do fim dos tempos é uma preocupação ocidental, é um assunto que está presente em nossa cultura através das tradições religiosas. O fato de crermos nessas tradições, não significa que, outras culturas, em outras regiões geográficas, e em diferentes períodos da história, obrigatoriamente tivessem as mesmas concepções de criação e destruição do mundo. Os mitos e lendas maias não tratam dessa temática", afirmou Navarro.
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