sábado, 29 de janeiro de 2011

Rio ganha prêmio do MTur por ter criado Delegacia Especial para atender turistas

A cidade maravilhosa, como é conhecida a capital fluminense, é o destino brasileiro preferido por turistas estrangeiros, quando o assunto é lazer. O Rio de Janeiro é, ainda, a segunda cidade mais visitada do país para negócios, atrás apenas de São Paulo (SP). Anualmente, o destino recebe 908,7 mil estrangeiros, principalmente, argentinos e norte-americanos.

Para dar suporte aos turistas estrangeiros, em caso de infrações como furtos, fraudes, entre outras relacionadas à atividade turística, o governo do estado do Rio de Janeiro criou Delegacia Especial de Atendimento ao Turismo (DEAT), há cerca de dez anos. A iniciativa foi premiada pelo Ministério do Turismo (MTur), entre as capitais brasileiras, na categoria infraestrutura geral, como experiência-modelo para outros destinos turísticos do país.

A DEAT conta com servidores bilíngues para facilitar o atendimento aos cidadãos de nacionalidade estrangeira em viagem a turismo, negócios, eventos, intercâmbio cultural ou em permanência de caráter temporário no país.

Segundo dados da DEAT, 52% dos crimes praticados contra turistas são crimes de furto, sendo que a maioria dos crimes poderia ser evitada por meio de atitudes preventivas. Para tanto, a DEAT, em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), publicou folder em português, inglês e espanhol com recomendações de condutas aos turistas. O material é distribuído nos aeroportos da cidade.

Os transportes irregulares, dos quais os turistas são vítimas potenciais, também são alvos das ações da DEAT. A delegacia promove, ainda, palestras quinzenais em hotéis selecionados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O objetivo é fornecer noções básicas de segurança aos funcionários da rede hoteleira local.


Fonte:Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário