quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Eleições da Assembléia: sentados à beira do rio a espera de cadáveres, será que existem?

Passado a euforia da eleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa do Maranhão, a casa ainda vive a contar o rescaldo do pleito, com alguns deputados ocupando a tribuna, falando dos bastidores e atuação de cada grupo ou parlamentar, nesta que está sendo chamada de “A mais espetacular eleição do legislativo maranhense”. Assim, pode ser contada a primeira semana desta nova legislatura.

Entre discursos inflamados e conciliadores, alguns deputados vêem os últimos acontecimentos como uma chuva de verão, aquela repentina e torrencial, que chega, enche rios e córregos, alaga casas, destrói plantações e desabriga famílias provocando um caos, e, ao final, se leva algum tempo para se reconstruir tudo o que se perdeu. Alguns destes desabrigados, ficam a pensar como se refazer. Outros ficam sentados à beira do rio a procura de cadáveres.

Sabe-se que três deputados já pediram para sair do grupinho. Para alguns, esses parlamentares não resistiram à pressão e neste primeiro momento resolveram se refazer sozinhos, mas sempre com apoio as ações e medidas do governo.

Assim, podem ser comparados os fatos que culminaram com a vitória do Deputado Arnaldo Melo e o grupinho, ou novos deputados, que contrariando orientações de caciques e mentores de suas candidaturas se rebelaram e mostraram a que vieram no parlamento maranhense.

Para o Deputado da base governista Vitor Mendes, é do parlamento esse comportamento. Ele mesmo conta que já passou por isso há quatro anos na sua primeira legislatura. “Essas divergência são naturais, agora realmente foi um fato atípico, foi uma eleição diferente, mas com o diálogo, com o tempo consegue-se resolver, aparar as arestas. É deixar um pouco o tempo andar e tudo vai ser resolvido”, disse. E completou: “Foi uma chuva, mas não tiveram alagados e nem desabrigados e muito menos cadáveres na beira do rio. Foi um processo que aconteceu, e que o diálogo e bom senso vão predominar e contornar essa situação”.

Perguntado sobre possíveis retaliações, o Deputado respondeu que não acredita em retaliações, sendo categórico: “A decisão da governadora não é de retaliar ninguém, ela é uma pessoa democrática, já foi líder de governo, foi líder do PMBD, já está acostumada a essas opiniões e divergências. E uma pessoa que quer fazer o melhor governo de sua vida sabe que precisa conciliar e não retaliar”.

Para o Deputado de oposição Rubens Jr. esse é um momento de união independente de quem votou em qual bloco, para que todos construam um mandato que valorize ainda mais o Poder Legislativo, onde quem ganha é a sociedade maranhense. “Foi apenas um indicativo a partir da eleição da mesa diretora, independente da formação dos blocos, esse sentimento persistirá durante toda a legislatura. Estou bastante otimista com esse novo mandato. Entre mortos e feridos, quem ganhou foi o Poder Legislativo”.

Perguntado sobre o comportamento desses novos deputados, Rubem respondeu: “Eles foram determinantes no momento de maior turbulência, justamente nas eleições da mesa diretora eles se mostraram independentes, isso me dá certeza absoluta que durante todo o mandato haverá essa independência”. E continuou: “A maioria dos deputados é do governo, nós que somos de oposição respeitaremos essa posição política deles, mas com a certeza de que essa assembléia é uma assembléia diferente, por conta da renovação de 50%, e pela autonomia demonstrada na eleição da mesa diretora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário