terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bumba-meu-boi do Maranhão pode virar bem imaterial da Cultura Brasileira

Nesta terça, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural se reúne no Iphan, em Brasília.
Maior manifestação do folclore maranhense vai virar patrimônio imaterial
A manifestação mais importante da cultura popular do Maranhão, o Bumba-meu-boi, poderá se tornar, bem imaterial da Cultura Brasileira.

Nesta terça-feira, dia 30 de agosto, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural se reúne na nova sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, em Brasília, para avaliar o registro do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil.

A proposta foi apresentada em 2008 ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan pela Comissão Interinstitucional de Trabalho, composta pela Superintendência Regional do Iphan e atual Superintendência do Iphan no Maranhão, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Municipal de Cultural, Comissão Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da UFMA, representantes dos Grupos de Bumba-meu-boi dos Sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa-de-mão, Orquestra e de Bois Alternativos.

O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro de bens do patrimônio cultural brasileiro é presidido pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia.

Ao todo, são 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia e Instituto Brasileiro de Museus – Ibram e da sociedade civil.

Serviço:

Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural

Data: 30 de agosto de 2011, de 10h às 19h

Local: Sede do Iphan - Sala do Comitê Gestor

Edifício Lucio Costa

SEPS Quadra 713/913 – Bloco D – Asa Sul

Brasília – DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário