segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Jura Filho poderá comandar a secretaria de Estado de Turismo


O nome do ex-deputado estadual e secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Jura Filho, apareceu também como um dos cotados para substituir o ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio (sem partido), na Secretaria de Estado do Turismo.

Jura iria para o lugar de Tadeu numa espécie de “recompensa” pelo período em que foi vice-governador de José Reinaldo (2002-2006). Na época, apesar das investidas da oposição, ele se manteve fiel ao grupo Sarney.

Ainda no ano passado, após a reeleição de Roseana, ele se movimentou no sentido de assumir uma pasta de peso: foi cotado para a Agricultura, Casa Civil, Indústria e Comércio, Minas e Energia e o próprio Turismo.
No entanto, um “estranhamento” dele e de seu padrinho político, senador João Alberto de Souza (PMDB), acabou lhe prejudicando nessas articulações. Foi para a Assessoria de Projetos Especiais, que tem status de secretaria mas com apenas meia dúzia de cargos e sem orçamento.

Jura Filho

Jurandir Ferro do Lago Filho, o Jura Filho, é natural de Bacabal (MA). Formado em Administração de Empresas, acumula experiências como: ex-diretor do Tribunal de Contas dos Municípios (1985 a 1990), deputado estadual por três mandatos consecutivos (1991 a 2002), gerente regional de Bacabal (1999 a 2002), vice-governador do Maranhão (2003 a 2006), presidente do Diretório Municipal do PMDB em Bacabal, onde exerceu mandato de deputado estadual, de 2007 a 31 de dezembro de 2010.

Como parlamentar, apresentou projetos importantes na Assembleia Legislativa. A maioria versa sobre a melhoria em sistemas de abastecimento de água para diversas cidades do Maranhão. As outras propostas foram para implantação de serviços públicos de telefonia em Esperantinópolis e asfaltamento da MA-275. Também é autor do projeto de lei que instituiu o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra, no Maranhão. E, ainda, do projeto de lei que torna obrigatória a disponibilização gratuita de vacina contra o vírus HPV. O vírus é o responsável por 97,7% dos casos de câncer de colo de útero.

Outros nomes

A governadora Roseana Sarney optaria por uma escolha política dentro do grupo. Há especulações em torno do nome do ex-deputado estadual Alberto Franco, a ex-secretária de estado do turismo hoje ocupando o cargo em Berreirinhas, Kátia Lima, e até o do ex-secretário da pasta no governo Jackson Lago, João Martins. Este último estaria descartado, embora com apoio do trade nacional. Também estão entre os mais cotados para assumir a Setur Maranhão: Marizinha Raposo – Pelo que se sabe, foi o primeiro nome a ser convidado, quando do retorno de Roseana Sarney ao governo, só que naquele momento ela não aceitou, alegando motivos pessoais; Nan Sousa – Presidente do São Luis Convention & Visitours Bureau, empresário do setor de hotelaria e militante de carteirinha da atividade. Defensor de um modelo de gestão compartilhada entre o poder público e o setor privado; Edilson Baldez – Empresário do setor de hotelaria e atual presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), é sempre um nome a ser lembrado. Além da ex-secretária adjunto de turismo, Professora Socorro Araújo – Coordenadora dos Cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA, que já esteve à frente da Secretaria Municipal de Turismo e também foi secretária adjunta na gestão de Tadeu Palácio, o que lhe rendeu uma vasta experiência.

Em seu retorno de Brasília, onde cumpre agenda de compromissos de interesse do Maranhão na capital federal, a governadora Roseana Sarney deverá escolher o sucessor de Palácio e anunciá-lo até o final desta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário