terça-feira, 16 de agosto de 2011

Presidente da Abav critica gargalos na infraestrutura para turismo

O presidente nacional da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav) Carlos Alberto Ferreira criticou nesta terça-feira a infraestrutura de transportes e também turística do Brasil que, para ele, estão entre os limitadores do crescimento do número de visitantes estrangeiros ao país. Ferreira está pessimista quanto à realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 como eventos que podem consolidar o Brasil como destino turístico mundial.

- Nós temos um gargalo que podemos minimizar. A estrutura dos aeroportos hoje não atende nem aos brasilleiros. Os aeroportos podem funcionar bem durante a Copa porque o Brasil tem um histórico de improvisar bem em grandes eventos - disse Ferreira, que nesta terça-feira participou do seminário Infraestrutura Turística, Megaeventos Esportivos e Promoção da Imagem do Brasil no exterior, organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

Para a Copa do Mundo são esperados mais de 600 mil turistas estrangeiros nas 12 cidades-sede. Segundo Ferreira, esse número já poderia ter sido alcançado hoje se as condições oferecidas aos turistas no país fossem melhores.

- Mas os problemas existem e essas pessoas não vêm. Não há vôos disponiveis e o real está caro em relação ao dólar. O custo Brasil está caro. Com US$ 100 você renova o guarda roupa lá fora. Aqui não compra uma camisa de boa qualidade no shopping - afirmou.

O presidente da Abav ressaltou também o custo elevado da alimentação e da hospedagem.

- Uma diária em um hotel três estrelas no Rio hoje não sai por menos de US$ 100 porque a demanda é muito grande, enquanto na Europa já é possivel conseguir diárias mais baratas - destacou Ferreira.

Fonte: Site O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário