terça-feira, 2 de agosto de 2011

Um novo olhar sobre os mirantes de São Luís


Todo maranhense, sobretudo os que moram em São Luís, estão acostumados a andar pelas ruas do Centro da cidade e se deparar com casas e sobrados históricos, que possuem em seu conjunto um elemento arquitetônico a mais, no alto de seus telhados. São os mirantes, espécies de salas isoladas e que possuem diversos significados, mas que, em geral, representam o fausto de uma época em que o poder político e financeiro era refletido na arquitetura.

Os mirantes fazem parte da história de São Luís. Entretanto, pouco se sabe sobre o significado deles. São Luís possui cerca de 3500 prédios espalhados por mais de 220 hectares do Centro Histórico. Os famosos sobradões com mirantes são, em sua maioria, revestidos com azulejos portugueses, o que dá às ruas seculares um aspecto ímpar, diferente dos demais centros históricos de outras cidades brasileiras.

Construídos, em sua maioria, nos séculos XVIII e XIX, ostentam a riqueza de uma época em que o poder era traduzido na arquitetura, são também reveladores de hábitos e costumes de uma época. Eles são, na verdade, um símbolo orientador da identidade maranhense, com amplo significado e que ainda não foi desvendado. Por isso, a sua importância histórica e que precisa ser estudado. Mas, infelizmente, nem do ponto de vista arquitetônico temos um estudo específico sobre o tema. São Luís, quase quatrocentona, precisa avançar em estudos sobre o seu patrimônio histórico-cultural, como os mirantes, para mostrar para o Brasil e o mundo o potencial da nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário