quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Abandonado, coreto da Praça do Pantheon abriga marginais

O coreto da Praça do Pantheon, no Centro, está abandonado. Mau cheiro, lixo e fezes humanas tomaram conta do logradouro, onde já funcionou a administração da área de comércio informal e a sede do sindicato da categoria, mas hoje está esquecido e depredado.

De acordo com os comerciantes que trabalham nas proximidades da praça, o coreto é mal utilizado pela Prefeitura. O aspecto de maltrato em um dos principais lugares públicos da capital causa indignação a quem precisa passar pela área. Além do abandono, o logradouro está servindo de abrigo para moradores de rua e esconderijo para marginais.

O vendedor de motocicletas Jardson Leite Martins reclamou da falta de cuidados e limpeza por parte da Prefeitura. "Este espaço era para ser mais bem aproveitado pela Prefeitura, que simplesmente o abandonou", disse.

O guardador de carros Wellington Garcia Soares disse que o lugar se tornou esconderijo para assaltantes e moradores de rua. "Não tem fiscalização e por isso mendigos e marginais tomaram conta do coreto", disse. Ele complementou para dizer que há quem use a praça também para fazer necessidades fisiológicas.

A falta de melhorias na área é alvo de críticas, já que está localizada nas proximidades da principal rua do comércio da cidade, a Rua Grande, onde muitas pessoas transitam diariamente. "É um desrespeito com a sociedade o que presenciamos aqui. Muitas pessoas transitam por aqui e se deparam com a sujeira e o fedor, pois as fezes humanas ficam expostas. Este prédio está se acabando e nada é feito", lamentou o professor Raimundo Silva.

Banheiro - Além de abandonado, a sala principal do coreto da Praça do Pantheon está suja com fezes humanas e muito lixo. E a sujeira não se restringe à área superior, está espalhada nos banheiros que deveriam servir às pessoas que transitam no Centro. O único banheiro público que há naquela região está coberto por fezes.

Apesar de ainda haver louças sanitárias no local, vândalos fazem suas necessidades fisiológicas no chão e nem a tampa do sanitário foi poupada. Entrar nos banheiros pode ser considerado um desafio. "Tem de ter muita coragem para entrar nesse local. Esses banheiros deveriam servir à população, mas foram abandonados e agora viraram lixo. E como ficam as pessoas que precisam de um banheiro público?", comentou a estudante Natalia Sousa.

A Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo (Semurh) informou que existem projetos prontos de restauração da Praça do Pantheon, no Centro, e que está aguardando a liberação de recursos para execução das obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário