quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ministro recebe representantes da CNTur

O Ministério do Turismo está assumindo um novo papel que o coloca como principal articulador e interlocutor entre o governo e os diversos atores da cadeia produtiva do setor. Foi essa mensagem que o ministro Gastão Vieira transmitiu na última quarta-feira aos representantes da CNTur (Confederação Nacional de Turismo) em reunião em Brasília.

“O Ministério do Turismo terá a função de coordenador junto a outros ministérios. Existe uma série de assuntos relacionados ao setor cuja solução depende de negociação com outras pastas”, disse o ministro, depois de ouvir reivindicações dos setores de alimentação, hospedagem, agências e operadoras representados na CNTur.

A reunião durou mais de uma hora. Gastão Vieira tranqüilizou o grupo em relação aos preparativos para os grandes eventos internacionais e assegurou que o MTur pode ir além da qualificação profissional. “Temos tempo para fazer o que o governo está pedindo. O ministério vai formar mão-de-obra e vai avançar em outras ações”, disse ele, citando como exemplo o projeto Turismo nos Parques, que vai ampliar a visitação nas unidades de conservação.

Os representantes das onze entidades e sindicatos presentes pediram ao ministro ajuda para o encaminhamento de propostas para a solução de problemas enfrentados pela categoria. Criação do Sistema S do Turismo, regulamentação das gorjetas pagas aos garçons, contratos temporários de trabalho foram algumas delas. O presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto, manifestou o interesse da entidade em auxiliar na qualificação e capacitação profissional para a Copa.

No final da reunião, o ministro solicitou à consultora jurídica do MTur, Manoelina Medrado, que explicasse a portaria ministerial que suspendeu temporariamente os convênios realizados com entidades sem fins lucrativos

Fonte: Jornal de Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário