terça-feira, 27 de setembro de 2011

Parabéns a todos que vivem do Turismo e viva ao dia do Turismólogo

No dia de hoje comemoramos o Dia Mundial do Turismo e o dia do Turismólogo – profissional capacitado para lidar com essa área tão importante para economia e desenvolvimento do setor tão difundido e pouco aproveitado no Maranhão. É uma data, instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que comemora a aproximação das diversas culturas mundiais proporcionada pela atividade turística. Este ano a cidade egípcia de Aswan foi escolhida para sediar as atividades que serão realizadas neste dia dedicado a esta atividade.

Recentemente, o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, afirmou que a mensagem deste dia é que, graças a essa atividade, milhões de pessoas, de diferentes culturas oriundas de todas as partes do Mundo “estão a unir-se como nunca”. Em suas palavras, esta interação entre pessoas com diferentes backgrounds culturais e diferentes modos de vida representa uma oportunidade enorme para a tolerância, o respeito e a compreensão mútua.

No ano de 2010, estima-se que, 940 milhões de turistas viajaram a um país diferente, entrando assim em contato direto com uma nova cultura tangível, no que se refere à arte, os equipamentos turísticos, monumentos e prédios históricos; e também intangível, representada pela música, a gastronomia e as tradições, como a dança e as festas típicas.

Para nós, do Jornal Cazumbá, este dia é de celebração, orgulho e muita satisfação, pois nesta data nascemos como o primeiro e único jornal de turismo do Maranhão. Nascer justamente neste dia, e assim, aprendemos a levar a mensagem do turismo que respeita as tradições, um turismo com sustentabilidade e acima de tudo, um Maranhão turístico, que quer ser reconhecido como destino nacional e internacional de visitantes de diversas etnias, assim, como foi no passado e assim será no futuro. O Maranhão, porta de entrada e rota de um turismo de qualidade, turismo cultural, turismo ecológico para as mais variadas culturas, do turismo erudito ao turismo de aventura e o Jornal Cazumbá se apresenta como pré-cursor dessa mensagem.

O Maranhão, em especial, São Luís, se caracteriza por essa aproximação entre as culturas desde os primórdios da colonização francesa/portuguesa/africana e Indígena que aqui formaram a base Dora e muito hospitaleira que construíram uma base sólida de uma cidade que alguns séculos depois, seria reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade e hoje é uma cidade em pleno desenvolvimento e progresso de um Brasil ainda em desenvolvimento.

A vinda de imigrantes foi o ponto crucial na formação desta gente. Em solo maranhense, hoje, temos colônias de asiático, árabes, judeus, americanos, sul americano e europeu. Estima-se que algo em torno de 10 mil estrangeiros, residam em solo timbira, e aqui chegaram, estabeleceram residências na certeza de uma melhor qualidade de vida e melhores perspectivas. Franceses, espanhóis, italianos, chineses, japoneses, judeus, alemães, sírios e libaneses, argentinos, bolivianos entre outros, chegavam ao Maranhão em busca de oportunidades de trabalho por aqui ou em outras regiões do Estado, adaptando-se à cultura local, sem nunca perderem os traços de suas próprias culturas.

Assim, nosso Maranhão se destaca pelo legado deixado por esses povos que por aqui passaram ou se estabeleceram, revelando suas marcas em nossa arquitetura, folguedos, dança, música e costumes e para retratar todas essas faces deste Maranhão tão promissor e de beleza inigualável, o Jornal Cazumbá tem percorrido cada região deste Estado, aprendendo e ensinando que um turismo de qualidade se faz com respeito as tradições, que sempre caracterizou o maranhense. A hospitalidade fraternal, o bem receber, a partilha de seus conhecimentos sem nunca perder a ternura de ser maranhense. E com esse espírito, nasceu o Jornal Cazumbá.

Viva o dia do Turismo!

Viva o Turismólogo e longa vida ao Jornal Cazumbá.

REGINALDO RODRIGUES
Turismologo, Jornalista e Vice-Presidente da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo do Maranhão - ABBTUR/MA

Um comentário:

  1. Isso é pra rir ou pra chorar?

    No Dia do Turismologo esse profissional comemora o que mesmo?

    Pois o que se observa é uma legião de profissionais qualificados e capacitados que por não terem sua profissão regulamentada e reconhecida estão migrando para outros setores do mercado (companhias telefonicas e lojas de departamentos, principalmente) onde sua formação de pouco lhe vale.

    ResponderExcluir