terça-feira, 1 de novembro de 2011

Resposta Secretaria Municipal de Turismo ao artigo "O Plano de Marketing de São Luís poderá se tornar um mico"

Com relação ao artigo “O Plano de Marketing de São Luís poderá se tornar um mico”, assinado por Antonio Noberto e publicado no Blog Cazombando, gostaríamos de esclarecer que:

A Prefeitura Municipal de São Luís, por meio de duas Secretarias Municipais – Turismo (SETUR) e Extraordinária de Projetos Especiais (SEMPE) – lança, pela primeira vez, um Plano de Marketing Turístico, o Plano São Luís – Promovendo a cidade, cujo principal objetivo é posicionar o destino São Luís no MERCADO NACIONAL.

Instrumento técnico que orienta o setor turístico do Município, o Plano Estratégico de Desenvolvimento e Implementação de Marketing Turístico faz parte do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga e foi desenvolvido por meio do contrato entre o Consórcio Máquina da Notícia Comunicação Ltda - Chias Marketing Ltda e a SEMPE, com recursos financiados pelo Banco Mundial.

O Plano NÃO traça ações ou estratégias para o mercado internacional porque não foi elaborado para tal, uma vez que o contrato com o Banco Mundial estabelece o trabalho para o mercado nacional e a demanda de consultoria foi para o mercado nacional. Portanto, essa consultoria não teria que ater-se a esse âmbito, mesmo fazendo algumas recomendações nesse sentido em várias etapas do Plano.

Esclarecemos, ainda, que a apresentação dos dados de demanda turística do Estado são diagnósticos, e não propostas. Se observadas e lidas no contexto em que foram apresentadas as estratégias para o mercado real e potencial, apresentadas na Fase II e na Fase III do Plano São Luís, todo o conceito do Plano São Luís ficará mais claro e compreensível, notando-se sua importância, pertinência, aplicabilidade e metas.

Entretanto, não esquecemos que temos um mercado internacional e que somos muito visitados por franceses, italianos, portugueses entre outros, e no futuro, bem próximo pretendemos elaborar um projeto de marketing para o mercado internacional. Mesmo assim, temos participado de eventos e feiras do segmento turístico internacional e que estamos trabalhando para captar voos internacionais, como já anunciado. O mercado italiano, assim como o francês, são tão importantes para nós quanto o português, o espanhol e tantos outros. Esse trabalho para atrair voos da Itália não é feito no sentido de privilegiar apenas um país, mas para abrirmos a malha aérea no mercado europeu, que está sendo operacionalizado a partir da procura de operadoras italianas, o que não aconteceu com as francesas.

Segundo dados divulgados recentemente pela Embratur (Fonte: Departamento de Polícia Federal e Ministério do Turismo), em 2010, desembarcaram no Brasil 199.719 franceses, registrando uma queda se comparar com o ano anterior (2009), quando desembarcaram no Brasil 205.860 franceses. A Itália enviou ao Brasil 253.545 turistas, em 2009, e 245.491 turistas, em 2010.

Os dois países são considerados mercados prioritários pela Embratur e, em São Luís não será diferente, onde com certeza esse laço fraternal que temos com a França será exaltado ainda mais. Lembramos também que os embates são importantes para a consolidação do plano e abrimos esta secretaria para que todos possam participar desse projeto que colocará São Luís em pé de igualdade com outras potências turísticas do Brasil.

*Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Consórcio Máquina/Chias Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário