segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O maior cajueiro do mundo

SÉRIE O MOCHILEIRO

Fui visitar a capital potiguar e conheci o maior cajueiro do mundo, que está localizado na cidade de Parnamirim/RN, região metropolitana de Natal. A árvore cobre uma área de aproximadamente 8.500m², com um perímetro de aproximadamente 50º metros. Segundo se comenta, o cajueiro foi plantado em 1888, por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, que morreu com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.

O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados. Com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos curvaram para baixo. Ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de outras árvores, causando a impressão de que existem vários cajueiros, mas na realidade trata-se de uma única árvore.

O interessante é que na mesma área existem dois cajueiros. O maior, que sofre da mencionada anomalia, cobre aproximadamente 95% da área do parque; o outro cajueiro, plantado alguns anos antes, serve para que possamos compará-los.

Durante o período da safra, os cajueiros produzem cerca de 80 mil frutos. Os cajus são colhidos pelos visitantes, que se deliciam com o fruto, em passeios feitos pelas plataformas construídas embaixo da copa da árvore, com paradas para descanso e se inebriar com a mistura dos cheiros de caju e brisa do mar – é que o parque onde está plantado o cajueiro fica a poucos metros do Atlântico.

Para adentrar o parque, a entrada custa R$ 3,00, dinheiro utilizado para investimentos na infra-estrutura do local. A visita é conduzida por guias, que contam a história do lugar e do cajueiro em português, inglês e espanhol. No parque, há um mirante com aproximadamente seis metros de altura, de onde se avista a copa da árvore e as praias do entorno. Na saída, diversos quiosques com água, lanches e souvenirs. O passeio vale à pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário