quarta-feira, 13 de junho de 2012

TURISMO SUSTENTÁVEL DO BRASIL PARA O MUNDO

Os destinos turísticos do Brasil e suas práticas sustentáveis também estão presentes na Rio+20. Durante todo o evento, que começa hoje (13) e vai até o dia 22 de junho, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Ministério do Turismo, terão um estande de mais de 200 m2, produzido com materiais ecologicamente corretos. “Estamos reforçando o posicionamento do Brasil como um país de características únicas: uma das maiores economias do planeta, que se desenvolve com inclusão social e de forma sustentável ambientalmente”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino, que acompanhou a presidenta Dilma Rousseff na abertura da Rio+20.

“A concepção do estande é ‘eco-friendly’, ou seja, produzidos com matéria prima sustentável. As paredes são feitas de OSB e bambu, o teto é de madeira plástica, já o mobiliário é todo de papelão, e as luminárias, de tecido pet” explicou Dino. No espaço, os mais de 50 mil credenciados, entre eles autoridades governamentais, negociadores internacionais, parlamentares, jornalistas, poderão assistir a vídeos do Brasil em 360º, acessar informações do país por meio de totens interativos, além de utilizar o espaço de convivência, destinado a encontros entre participantes.

Os vídeos do Brasil em 360º, recorrem à tecnologia de captura de imagens e oferece uma experiência inédita e envolvente: uma vista panorâmica de paisagens e atrações turísticas de vários destinos brasileiros. “Com esta ferramenta, o turista pode vivenciar uma experiência única: interagir com as imagens, como se estivesse visitando o próprio destino e direcionando a câmera para os locais de interesse. O objetivo de apresentar esses vídeos, é encorajar potenciais turistas estrangeiros a conhecerem outros destinos brasileiros”, explicou Dino.

Por ocasião do evento, a Embratur também convidou 18 jornalistas de 17 países diferentes do mundo para visitar destinos turísticos do Brasil que possuem práticas sustentáveis. Os roteiros incluem o Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Consta do Dendê (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), Beberibe (CE) e Fernando de Noronha (PE).

A Embratur também realizará ações de relacionamento constante com os jornalistas estrangeiros que estão cobrindo o evento. Para eles, será oferecido city tour, nos dias 16 e 17 de junho, para visitarem, além dos pontos turísticos já conhecidos, o Morro de São Marta e os projetos sustentáveis realizados por lá.

“A Rio+20 abre o ciclo de megaeventos que o país sediará, recebendo depois a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Esse ciclo é uma oportunidade única de exposição da imagem do Brasil no exterior. Bilhões de notícias serão geradas em todo o mundo sobre o nosso país e, obviamente, sobre nossos destinos turísticos”, finalizou Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário