quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A visão do turismo em São Luís no limiar de uma nova gestão

Escolhido pelo Prefeito Edivaldo Holanda Braga Junior para assumir as pasta turismo da cidade de São Luís, Lula Fylho se diz muito tranquilo para atuar numa área que ele por excelência já trabalha desde muito cedo, também cita que os desafios são muitos, mas como ele mesmo diz, desafios são para ser enfrentados, desde o momento em que o Prefeito Edivaldo Junior o convidou para assumir a pasta do turismo.

A Setur/SLZ é uma secretaria eminentemente técnica, mesmo sabendo que o viés político as vezes se sobrepõe, mas, Lula já começou a formar sua gestão com a escolha de pessoas capazes e que conhece e tem bom transito com a cadeia. Em conversa com Lula, ele disse as que críticas construtivas são bem-vindas, que pretende olhar com mais cuidado para os projetos já gestados e também buscar fazer outros tantos possíveis, sempre com o pé no chão.
 
Pelo que se sabe, o antecessor de Lula, o Professor Liviomar Macatrão, que mesmo com poucos recursos, a pasta se esmerou em trabalhar com planejamento e planificação do turismo. Para isso, ele trabalhou o que se comummente se chama de uma competência estratégica, ligada à articulação, que pode ser a saída para uma pasta que é historicamente desprestigiada do ponto de vista orçamentário.
 
No caso de São Luís, foram criados dois planos, o PDCT, que é o plano de desenvolvimento do cluster de turismo, e o plano de Marketing, excelentes ferramentas para a atual gestão colocar em prática, aproveitando o trabalho que já foi realizado, agindo de forma inteligente, continuar o trabalho iniciado na gestão anterior, colocando em prática o principio supra partidário, além dos interesses imediatos dos partidos, no qual se insere o turismo local, a própria população. 

Dessa forma, entendemos que Lula Fylho necessita articular uma integração estratégica com outras pastas do secretariado municipal, consideradas desprestigiadas sob o viés orçamentário, e fazer uma gestão transparente referente às ações que irá desenvolver.
 
O novo Secretário precisa fazer uma gestão transparente, lançando mão das estratégias, agilizando o princípio da regionalização do turismo, criando duas regiões ou  regiões foco da gestão do Turismo na cidade, integrando outras pastas, como as da cultura, meio ambiente, educação, em busca de uma gestão participativa  integrada.

Daqui deste espaço torcemos para que a gestão de Lula Fylho à frente do turismo do município, não só pela capacidade e pela competência que ele possui, mas, também, pela visão estratégica que possui a familiaridade com a gestão passada, em razão do próprio trânsito no governo anterior, venha a ser vitoriosa. 

A transferência de know how não vai ser um grande desafio, já que ele tem maturidade para assimilar as ideias já desenvolvidas, criar novas opções e colocá-las em prática. Em tudo e por tudo, trata-se de um bom nome à frente do turismo de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário