sábado, 2 de março de 2013

Conselho Municipal do Meio Ambiente aprova criação de duas Unidades de Conservação na capital maranhense


O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comuma) aprovou ontem a criação de duas unidades de conservação em São Luís. A Secretaria do Meio Ambiente (Semmam), que encabeça a iniciativa da ampliação de áreas verdes e preservadas na capital, superou a meta de, em 90 dias, desenvolver um planejamento para a criação de uma unidade de conservação para a capital e a duplicou. São duas as propostas completas: a primeira, o Parque Recreativo e Esportivo do Bom Menino e a segunda, o Parque Temático e Educativo da Quinta do Diamante.

Ambos os parques foram idealizados obedecendo ao Sistema Municipal de Unidades de Conservação e estão associados a atividades de educação ambiental. Eles também apresentam peculiaridades conforme a área e as características físicas que abrangem. No projeto de revitalização do Parque do Bom Menino, por exemplo, será mantido o viés esportivo do ambiente, valorizando a convivência da comunidade com a natureza e o bem estar da população. Já o Parque Temático e Educativo da Quinta do Diamante atende à necessidade de resguardar o valor histórico e cultural do lugar e manter nascentes, olhos d’água, avifauna e pequenos mamíferos.

A ideia maior das unidades de conservação é o uso sustentável dos ambientes. É fazer de locais onde anteriormente havia descarte de lixo, pontos de consumo de droga e alta taxa de criminalidade, áreas revitalizadas, urbanizadas e capazes de abrigar vida e saúde com valorização ao meio ambiente.

O conselheiro Manoel de Jesus Ferreira, do Pró-Comitê da Bacia do Bacanga, preocupava-se com a segurança na região do Diamante. “É muito bom fazerem esse Parque lá [na Quinta do Diamante] porque toda cidade tem que ter áreas de conservação ambiental. Ainda bem que estamos despertando para isso, porque já existem ocupações. É preciso levar a Guarda Municipal para lá também. A tendência é melhorar”, comentou Manoel. A co-participação da Guarda Municipal e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está prevista e foi apresentada no escopo do projeto.

O Parque do Diamante receberá um aporte de recursos do PAC Cidades, em uma linha de financiamento do BID. O interesse em captar recursos federais está alinhado ao modelo de gestão que busca potencializar a implantação de políticas públicas efetivas na cidade.

O próximo passo é a consulta pública. As minutas dos decretos que serão assinados pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, no dia 22 de março, Dia da Água, serão disponibilizadas no site da prefeitura para facilitar a difusão e o acesso da população. No dia 8 de março, próxima sexta-feira, a Semmam fará um ato de consulta pública no Parque Bom Menino para formalizar o conhecimento público da ação.

Fonte: SEMMAM
Secom-SL

Nenhum comentário:

Postar um comentário