segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Para refletir: Não sou amigo de pessoas que expõe a desgraça alheia

Por: Reginaldo Rodrigues, editor do Jornal Cazumbá.

Nos últimos dias só tenho me surpreendido com alguns "amigos feicibuquianos", e muito mais com os que se vestem de Jornalista, que sem nenhuma decência afrontam a sociedade com seus "pôsteres" de cadáveres trucidados, vítimas de acidentes de trânsito, e toda sorte de desgraça alheia, expondo o infortúnio de pessoas, famílias. Tudo isso no afã de "noticiar". Será que isso é jornalismo?

Como urubus ávidos por carniça, essas aves de rapina, transvestidas de "jornalistas", sem nenhum pudor, saem com seus celulares fotografando e filmando a dor alheia, e logo em seguida postam nas redes sociais como sendo a última "descoberta".

Isso é triste e deprimente. Talvez eu esteja sendo radical, mas, uma decisão tomei a partir de agora. Assim, como eu posso me dar o privilégio de só assistir o canal de TV que quero, ouvir as músicas que me agradam, ler os livros que de uma maneira ou outra me edificam e contribuem para minha formação como profissional e pessoal, sem que me cause repulsa, resolvi, excluir do meu convívio, da minha relação de "amigos", essas pessoas que vivem de expor a desgraça dos outros.

Entendo que esse canal, assim como toda Rede Social, é um espaço de interação, de encontros, de trocas de experiências e de ensino e muito aprendizado. É um espaço em que coloquemos aquilo que nos faça rir, pensar, aprender e ensinar.

Mas, lastimavelmente, ao entrar nesse canal o que vejo são pôsteres de pessoas, que na sua grande maioria são "pseudo jornalistas", sem nenhuma formação ou preparo para exercer essa atividade tão digna. São usurpadores da profissão alheia, que por escrever num "bloguesinho", se auto intitulam "jornalistas", se acham no "dever" de informar, deformando com suas notícias putrefatas e de muito mal gosto. É para se lamentar.

Pois, então, será que as pessoas que agem assim estão certas ou sou eu o errado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário