quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Proprietário do Santuário de Pedra Caída em Carolina recebe título de cidadão maranhense



O título é o reconhecimento dos maranhenses aos relevantes serviços prestados pelo empresário no que se refere à divulgação, promoção e incremento da economia por meio dos negócios que ele exerce no sul do Estado do Maranhão.

Um homem de poucas palavras e muita ação. Assim pode ser descrito o empresário Pedro Iran Pereira do Espírito Santos, mais conhecido como Senhor Pipes, proprietário de empreendimentos como: Estaleiro de navegação, oficina de manutenção de aeronaves, cerâmica, serraria, carpintaria, pousadas, espaço para lazer e entretenimento, entre outros, gerando quase 7 mil empregos diretos e indiretos nos cinco Estados onde tem negocios, MA, PA, PI, TO e GO.



Proprietário do complexo de Pedra Caída, onde está investindo quase R$ 20 milhões de reais na construção do primeiro Eco Resort do sul do Estado, em uma área de 10 mil hectares, que em breve será transformada na primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, que após a sua constituição será gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade -ICMBio, uma vez que toda a área pertencente ao empresário, está no entorno do Parque Nacional da Chapada das Mesas – PNCM.

O título de cidadão maranhense é uma iniciativa do Deputado Jura Filho e será entregue em seção extraordinária no plenário Nagib Haickel, na Assembléia Legislativa do Maranhão, numa solenidade que será bastante concorrida, com presença de autoridades da região, entre eles o Prefeito da cidade de Carolina, vereadores, empresários, funcionários, imprensa, amigos e familiares do agraciado.

Sobre o homenageado - Natural do antigo Estado do Goiás, hoje Tocantins, onde desde muito cedo, a bordo de uma pequena embarcação, distribuía leite aos moradores ribeirinhos do Rio Tocantins. Homem de poucas letras, mas de uma sabedoria sem igual, de um riso contido, mas que aprecia uma boa prosa, onde se mostra um bom contador de causos.

O tocantinense, e agora maranhense por adoção, Pedro Iran, nasceu em 21 de junho de 1942. Solteiro e sem filhos, já foi por duas vezes Prefeito da sua cidade natal, de onde fala com muito orgulho.

Vida profissional – Homem de visão futurista. Quando ainda se falava na construção da Hidrelétrica de Estreito, onde seria formado um grande lago, ele já viu nisso uma grande oportunidade de negócios e começou a construir um dos mais modernos Yate do Brasil, para transporte de turistas que poderão conhecer a biodiversidade da região e se deliciar com as mais de 20 cachoeiras existentes dentro do complexo de Pedra Caída, muitas delas ainda desconhecidas.

Visionário, defende como ninguém suas idéias. Pedro Iran desde muito cedo nutre um desejo incontido em preservar o ambiente em que vive. Todos seus empreendimentos são feitos com estudos e chancela dos órgãos ambientais, mas o seu mais ambicioso projeto está sendo feito no momento: o levantamento de toda fauna e flora da região – ActioFauna(estudos dos peixes de aguas fluviais), financiando pesquisas com finalidade de transformar toda área que lhe pertence em Reserva de Carbono para ser comercializado pela Organização das Nações Unidas – ONU, por isso tem realizado um trabalho na preservação e melhoria do ambiente, capacitando a comunidade para viver em um ambiente totalmente sustentável.

Expectativas pelo título - Pedro Iran disse que a homenagem trouxe-lhe “felicidade e forte emoção” já começou a fazer seu discurso, que deve ser simples, mas muito verdadeiro, enaltecendo suas origens, lembranças familiares, o trabalho honesto, a solidariedade, a vida das pessoas que procuram abrigo em seus domínios e as muitas lições aprendidas ao longo desses anos.

Um comentário:

  1. o triplexo de pedra caida é um lugar expetacular e com grandes riquezas brilhantes parabens seu pedro iram pela sabedoria que Deus lhe concedeu.

    ResponderExcluir