terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Entrevista: Tadeu Palácio, Secretário Estadual de Turismo


Por Reginaldo Rodrigues/Do Cazumbá Online

Em entrevista exclusiva ao Jornal Cazumbá, o Secretário Estadual de Turismo, Tadeu Palácio, faz um breve balanço da pasta e projeta maior otimismo para 2011. Confira!

Jornal Cazumbá - Quais as principais conquistas alcançadas pelo Senhor a frente da Secretaria de Turismo do Maranhão?

Tadeu Palácio -
Foi uma gestão extremamente complicada. Pegamos uma administração pela metade e em 2010 foi um ano eleitoral, mas nós tivemos um trabalho muito grande que foi poder colocar em prática a reformulação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo - Plano Maior para os próximos 10 anos, ou seja, é o governo do estado procurando fazer a promoção de um planejamento para que o turismo possa realmente ficar no patamar que todos nos almejamos.
Em 2009, realizamos o 1º Salão de Turismo do estado, e foi através dele que nós procuramos trazer para a cidade as pessoas que comercializavam o produto Maranhão. O 2º Salão já está planejado para o ano que vem e nós vamos incrementar, com absoluta certeza, tudo aquilo que for possível fazer para promover o desenvolvimento do nosso estado. A governadora tem esse sentimento de que o turismo é a alavanca para o desenvolvimento do estado e nós vamos fazer um trabalho grandioso para mostrar as nossas potencialidades.

JC - Com a morte do Senhor Josep Chias, como fica o trabalho de atualização do Plano Maior que ele vinha fazendo?

TP -
O plano está praticamente concluído, tivemos a infelicidade dele falecer, mas a sua sócia, a Patrícia Sevilha, sabe tudo o que foi pensado e agora vamos colocar em prática.

JC - Pretende desenvolver algum projeto, na gestão da governadora Roseana Sarney, para ficar eternizado na área do turismo?

TP -
É uma determinação do governo de cada secretário dar o máximo de si, para que se possa realmente ter o desenvolvimento do estado.

JC - Secretário, como o Senhor tem visto o Centro Histórico da capital? A SETUR/MA está trabalhando em parceria com as outras secretarias de governo?

TP -
Ele está bem diferente de quando eu fui prefeito dessa cidade. Hoje, nós temos um Centro Histórico maltratado no que diz respeito à área de limpeza, iluminação, etc. A governadora implementou um serviço para melhorar a segurança e os índices de furtos a freqüentadores e turistas no Centro Histórico tem diminuído.

JC - O Maranhão vem se destacando pelo empenho no estímulo e bom índice de cadastro junto ao Cadastur. Qual a importância de intensificar ações no sentido de estimular os empreendedores individuais a realizarem seu cadastro?

TP -
Essa pergunta é extremamente importante, pois estamos defasados no que diz respeito ao registro de empresas que trabalham de forma direta e indireta no turismo. Por isso, estamos procurando desenvolver um projeto em parceria com os governos municipal e estadual para fazer o cadastro das pessoas que trabalham direta e indiretamente com o turismo e assim saber quantos somos e quem somos.

JC - A Setur/MA com o objetivo de melhorar e garantir mão de obra local qualificada, fechou nesse ano muitas parcerias para cursos de capacitação profissional, a exemplo do Senac. Essas parcerias vão continuar?

TP -
É uma determinação do governo do estado melhorar a qualidade dos serviços prestados nas nossas cidades, de tal forma vamos continuar procurando parcerias com quem puder nos ajudar a melhorar a qualidade desses serviços no setor.

JC - Em 2009, aconteceu o 1º Salão do turismo do Maranhão. Esse evento teve resultados satisfatórios? Como estão os preparativos para o 2º Salão Maranhense de Turismo?

TP -
Foi um sucesso o primeiro Salão do Turismo do Maranhão e os resultados foram bastante satisfatórios. Já o 2º, deveria ter acontecido no final desse ano, não aconteceu por conta do ano eleitoral, mas já estamos trabalhando para fazer um grande Salão.

JC - Secretário, o Maranhão contabilizou saldo positivo na Feira das Américas, com mais de 200 mil reais em negócios concluídos e, ainda, cerca de mil contatos realizados diretamente com agentes e operadores de viagem. Qual balanço da participação do estado nos outros eventos do setor (BNTM, BRAZTOA, CVC, etc.).?

TP -
Nossa meta é sempre mostrar nossos atrativos, para isso estivemos presentes em todos os eventos, melhorando as condições da participação do estado, pois entendemos que é preciso inserir as ações do trade turístico nos mesmos. Não iremos participar de nenhuma feira sem a participação do empresariado da cadeia produtiva do turismo, pois entendemos que é sempre salutar a participação do trade nestes eventos.

JC - Na sua gestão, foi criado o Conselho Estadual de Turismo, que congrega diversas entidades da iniciativa pública e privada com o objetivo de discutir as políticas de turismo a serem implementadas no Estado. Até agora, quais as principais ações delineadas pelo grupo?

TP -
Como disse no inicio da minha gestão, nós não teremos nenhuma ação sem a parceria do trade. Esse ano foi atípico, por conta das eleições e muitas das coisas que se fazia poderia dar o entendimento de ser uma propaganda eleitoral. Então, nós tivemos um cuidado de procurar andar sem criar problemas, para que não se pudesse gerar dúvidas quanto esta ou aquela ação do Conselho, de tal maneira que no próximo ano teremos reuniões permanentes, orientadas pelo Plano Maior, com a participação atuante do Conselho como um todo.

JC - A Secretaria de Turismo foi muito criticada pelo cancelamento dos voos charters entre Portugal e Maranhão. Esses voos estão acontecendo agora. O que o governo está fazendo para que essa parceria se consolide e aconteça de forma sustentável?

TP -
Essas criticas na época foram injustas, porque as pessoas não tiveram o entendimento que eles deixaram de acontecer por uma crise monetária na Europa, Copa do mundo, entre outros fatores. Mas agora não, neste domingo (26), chegou um voo charter com turistas de Portugal para passar o final de ano conosco, e assim, retomamos os tão aguardados voos charters para nosso Estado.

JC - Em relação a Agencia de Desenvolvimento Regional Sustentável - ADRS, que envolve os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Como está esta parceria?

TP -
A parceria não parou, mas tem algumas coisas que precisam ser revistas. O governo do estado tem uma visão diferente do que está sendo planejado. Apesar disso, achamos a parceria interessante e vamos procurar no novo governo aglutinar forças com nossos vizinhos, de forma conjunta.

JC - O Senhor será reconduzido a Setur, haverá mudanças nesta nova empreitada?

TP -
Entendo que não foi dado o devido valor a Secretaria de Turismo em gestões anteriores. Além da questão salarial, não houve técnicos que trabalhassem com projetos e captação de recursos. Então, vamos ver como incrementar uma Secretaria com ação maior, com técnicos capazes para ajudar a desenvolver o turismo no estado.

JC - Na peça orçamentária que o governo enviou para a Assembléia Legislativa do Estado, o turismo perdeu algo em torno de 13% do seu orçamento de 2010 para 2011, a que se deve essa queda?

TP -
Não é a falta de visibilidade que o turismo possa ter, pois a peça orçamentária tem que ser feita dentro de uma realidade e houve uma diminuição dentro da realidade orçamentária do estado. O que é importante
não é só o valor orçamentário, mas a planificação e a visibilidade que o governo tem para promover o desenvolvimento de cada setor.

JC - O Senhor já tem os números da entrada de turistas no Maranhão em 2010?

TP -
Infelizmente não temos esses números agora, mas houve ganhos com certeza e foi extremamente positivo.

JC - Secretário, o Porto do Itaqui é outra porta de entrada para turistas, especialmente os que vem de cruzeiros marítimos. O governo pretende trabalhar aquele espaço melhorando suas condições para melhor receber?

TP -
Nós já conversamos e ouvimos da governadora o interesse de se implementar os voos de cruzeiros para nosso estado e criar um espaço específico no Porto para o receptivo de turistas. De tal maneira, que essa é também a visão do estado.

JC - O ministro de Turismo maranhense, a sua recondução à Secretaria Estadual de Turismo e a governadora falando que vai fazer o melhor governo da sua vida. Então, vai acontecer mesmo esse boom tão esperado no turismo maranhense?

TP -
Essa é a grande alegria que eu tenho de ser secretário de estado. Primeiro, por ter uma governadora que tem a visão de que o turismo é uma alavanca para o desenvolvimento do estado. E, segundo, um ministro maranhense que com absoluta certeza formatará uma equipe para colocar o Maranhão no patamar que sonhamos há muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário