quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Afinal, para que servem os conselhos de turismo?

Formado por órgãos públicos e entidades não-governamentais, os conselhos Estadual e Municipal de Turismo tem a função de auxiliar os gestores nas decisões voltadas ao crescimento do setor. Fazem parte desses conselhos os presidentes de entidade de classes como: Abrasel, ABAV, SINDHORBS, ABBTUR, Polícia Militar, SEBRAE, entre outras, que são eleitos ou indicados, juntamente com um suplente.

A principal função do conselho é participar e debater políticas públicas voltadas à expansão do turismo e à aplicação dos seus recursos. A criação, posse e atuação de um conselho de turismo é algo que marca qualquer gestão. Desde que este de fato, assuma o papel que lhe cabe.

No entanto, não basta o poder público criar esses conselhos sem que os mesmos funcionem. O que tem acontecido na maioria das cidades que essa estância de governo foi criada. Na capital maranhense, já fazem dois anos da administração do Prefeito João Castelo, e na sua gestão foi criado o Conselho Municipal de Turismo, que ficou só na criação e nunca foi empossado. Segundo o Secretário Municipal de Turismo do Município, Liviomar Macatrão, o Prefeito Castelo, dará posse ao conselho no próximo mês (fevereiro).

No Estado, no final do ano de 2010, foi criado, nomeado e empossado pela governadora Roseana Sarney o Conselho Estadual de Turismo, que desde a sua posse ainda não se reuniu para definir seu papel e suas metas. De acordo com o Secretário Tadeu Palácio, a montagem de sua equipe de trabalho está sendo concluída e em seguida reunirá o Conselho Estadual para juntos traçarem as metas a serem seguidas, bem como as estratégias para o desenvolvimento do turismo do Maranhão nos próximos anos.

Já é sem tempo. Muitas coisas precisam ser feitas, tanto nos municípios turísticos como no próprio Estado. O turismo é um setor da economia que puxa para si atividades formais e informais, intelectuais e criativas, gastronômicas e culturais, econômicas e políticas. Para tanto, urge que esses conselhos saiam do papel e busquem soluções práticas, aproveitem o momento político que o Maranhão vive, onde tudo converge em seu favor.

No campo político, é interessante que as estâncias de governo a cadéia produtiva do turismo aproveitem o momento que o Ministro do Turismo é do Estado e nada melhor que se tirar proveito dessa oportunidade e buscar parcerias com a EMBRATUR, MinTur e iniciativa privada para juntos desenvolver este setor da economia tão promissor para o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário