sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Direito de resposta

No dia 19/01, publicamos aqui neste site, a matéria intitulada “Mesmo interditado LIXÃO continua funcionando em Rosário”, matéria reproduzida do Portal de Rosário, o site do Jornal O Quarto Poder, na qual traz denúncias de uso do lixão interditado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SEMMA.

A matéria traz, ainda, fotos e uma suposta fala do Secretário de Meio Ambiente do município, Renato Waquim, que em -email a esta redação, nega as afirmações do post. Diz, ainda, Renato, que a fala descrita na matéria não é sua e pede direito de resposta, que será concedido. Mas, mesmo concedendo esse direito, afirmamos que acreditamos na fonte citada e mantemos o que foi escrito.

Embora reconhecendo que o problema dos lixões não é exclusivamente do município de Rosário, a matéria traz denúncias graves que precisam ser averiguadas. No Maranhão, a maioria dos municípios não obedece à legislação ambiental e fazem de áreas de nascentes de rios, mangues, entre outros, de lixões, sendo uma pratica danosa, que está à vista de todos e ninguém faz nada.

Alguns dos leitores que concordam com meu ponto de vista e outros que aproveitaram este veículo para desabafar suas insatisfações e anseios, quanto ao descaso do poder público, que deixa de cumprir com seu papel, não fazendo o que é certo, não fiscaliza e nem pune infratores, destruindo não só o meio ambiente, mas a consciência de gestores e as esperanças de comunidades inteiras, que não tem a quem recorrer quando se vêem tolhidas em seus direitos.

O objetivo do Jornal Cazumbá impresso, online e o Blog Cazombando é informar. E estas informações sempre são pautadas em denúncias de leitores ou da comunidade, que nos abastece diariamente com informações sobre diversos temas. Outras vezes, buscamos informações em outros veículos. Quando isso acontece, não nos furtamos em citar a fonte, como o caso do post em questão. Portanto, manter nosso leitor atualizado, com visão crítica de tudo que é posto aqui, sem a distorção do assunto tem sido nossa bandeira ao longo de nossa existência.

Confira abaixo a resposta do Secretário Renato Waquim:
"A Prefeitura Municipal de Rosário, através da Secretaria Municipal Extraordinária de Juventude e Meio Ambiente (SEJMA) informa que atraiu para o município o mais moderno projeto do Norte/Nordeste para tratar dos resíduos sólidos, a Central de Tratamento de Resíduos – CTR de Rosário. A Limpeza Pública é historicamente realizada pela Secretaria Municipal de Infra-estrutura através do seu departamento de Limpeza Pública e a TERCON – Incorporações Empreendimentos e Serviços Ltda (responsável pelos caminhões de lixo) que já foram notificadas a parar com as atividades no Lixão de Buenos Aires.

A SEJMA na semana passada proibiu a entrada de caminhões de lixo de outros municípios e empresas particulares. Conseguiu uma área onde está sendo construído um aterro provisório até a construção da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos – CTR Rosário. Oficialmente o lixão está fechado desde Dezembro de 2010 pela SEJMA antes da liminar, mas infelizmente existe uma falta de estrutura para fiscalizar permanentemente.

A administração Marconi Bimba não vai desrespeitar a liminar da Comarca de Rosário como fizeram as administrações anteriores, pois desde 2010 estão sendo dados os passos para resolver a questão. Todo o lixo existente hoje no Lixão de Buenos Aires será deslocado para a CTR Rosário, onde será tratado com as mais modernas técnicas respeitando o Meio Ambiente e a Saúde Pública.

A SEJMA pede para que a população denuncie quaisquer caminhões que voltem a despejar resíduos no velho Lixão de Rosário que funciona há 14 anos".

Renato Waquim
Secretário Municipal Extraordinário de Juventude e Meio Ambiente
Assessor Voluntário de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário