terça-feira, 15 de março de 2011

Fantástico denuncia turismo sexual no nordeste


As pessoas que promovem a indústria do turismo sexual no Brasil e seus cúmplices devem ter ficado constrangidos (ou no mínimo preocupados) na noite deste domingo (13), quando a rede Globo mostrou uma reportagem especial sobre o assunto, exibida em rede nacional no programa Fantástico.

A matéria, que foi elaborada e iniciada em janeiro deste ano, culminou no carnaval com a produção do programa destacando dois destinos brasileiros do nordeste: Natal e Recife. Nesses lugares a prostituição e o turismo sexual campeiam, segundo a reportagem.

A Globo utilizou o velho estratagema de utilizar um repórter disfarçado. Nessa reportagem, um dos produtores do Fantástico se passou por turista e descobriu que uma agência de turismo da Alemanha, localizada em Colônia, a 580 quilômetros de Berlim, que vendia pacotes de viagem com fins exclusivos para a prática do turismo sexual.

A equipe do Fantástico foi para a Alemanha e lá se dirigiu a agência Novo Brazil que tinha uma articulação direta com a pousada Bamboo, de Recife.

A produção comprou o pacote para o Brasil – no valor de 1.593 euros, R$ 3650. O valor incluia passagem de ida e volta, num voo comercial e oito diárias na pousada do Recife. Uma diária sai por 40 euros. A pousada fica na praia de Boa Viagem, uma das mais famosas de Pernambuco.

O Fantástico revelou o nome do gerente da pousada: Hans Hermann. Tenta entrevistá-lo mas ele se nega a falar. Apelidado de Bigode, diz que é alemão e está no Brasil há 15 anos.

O programa da Globo pediu à prefeitura do Recife informações sobre o alvará de funcionamento da pousada Bamboo. e constatou: ela nem deveria estar aberta.

“A pousada Bamboo tem um licenciamento enquanto bar e restaurante não como pousada. Já foi feito notificação e uma intimação para que o responsável pelo empreendimento compareça a regional para regularizar a sua situação”, comentou na reportagem Maria de Biase, diretora de Controle Urbano de Recife.

Natal

Em Natal, a reportagem vai à Ponta Negra e, em um dos restaurantes, flagra duas crianças, uma de aproximadamente quatro anos a outra de seis. Elas dançam em um palco junto com prostitutas, provavelmente suas mães. “No tempo em que a reportagem passa no local nenhum turista mexe com as meninas. Elas vão embora por volta de 1h30”, afirma o repórter.

Durante o dia, a reportagem volta ao restaurante e encontra uma mulher que se diz funcionária do local e afirma que o dono do estabelecimento é o espanhol Salvador Arostegui.

Segundo o Ministério Público Federal, ele é acusado de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

A reportagem ouve, entre várias autoridades, a secretária nacional de Políticas de Turismo, Isabel Mesquita:

“Quem vem pro Brasil com esse objetivo, da exploração sexual, não é turista. É um criminoso e assim será tratado. O Brasil inteiro tenha consciência e se sinta responsável pra proteger nossas crianças, nossos adolescentes, proteger a família brasileira”, afirma a secretária.

Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil já fechou acordos com Espanha, Portugal e Itália para combater o turismo sexual. No entanto, como mostrou a reportagem da Rede Globo, falta muito ainda a ser feito, infelizmente.

O vídeo pode ser conferido neste link
Diário do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário