terça-feira, 19 de abril de 2011

Hippies, andarilhos e afins


A Casa das Tulhas – mais conhecida como Mercado da Praia Grande – é um dos lugares mais visitados por turistas em São Luís. Por lá, pode-se encontrar de tudo um pouco da nossa gastronomia típica, além de produtos artesanais. Camarão e peixe seco, doces de frutas nativas, farinha de mandioca torradinha, cachaça, tiquira, pimenta, castanha, souvenirs e muitos outros produtos que atraem os olhos de quem anda pelas vielas e boxes do prédio, construído em meados do século XIX, integrando o conjunto arquitetônico do Centro Histórico da capital maranhense.

Um fato, entretanto, tem sido percebido cada vez mais nos arredores do mercado e mesmo no seu interior. A presença de grupos de hippies e andarilhos que, misturados aos pivetes que circulam pela Praia Grande com o objetivo de furtar os desavisados, já se tornou um transtorno para quem frequenta o lugar.

O pior é que a falta de segurança na Praia Grande só agrava a situação. Nada contra que os hippies tenham a sua filosofia e vendam brincos, pulseiras e colares para sobreviver. Mas daí a perturbar quem trafega pelo Centro Histórico – chegando até a ameaçar quem não compra seus artefatos – já é um pouco demais!

Autoridades competentes é hora de agir! É hora de tornar a Praia Grande uma ótima referência turística não apenas para quem visita São Luís, mas para os próprios ludovicenses apaixonados por essa histórica cidade e que se sentem desmotivados e tolhidos do seu direito de ir e vir pela falta de segurança que se tornou tão comum por aquelas bandas, para não dizer banal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário