terça-feira, 24 de maio de 2011

Grevistas de lá e de cá...


Engraçado como é o processo grevista no Brasil! Enquanto a greve de ônibus que acontece aqui na capital São Luís, deixa centenas de trabalhadores em casa e empresas amargando prejuízos por falta do transporte urbano, no Japão a história seria bem diferente.

Lá no Oriente, na terra dos terremotos e tsunamis, quando se anuncia um processo de greve de uma categoria, pode esperar: a produção é dobrada! Tudo para mostrar ao patrão o quanto eles, os trabalhadores, podem ser produtivos se receberem mais e tiverem mais vantagens em seus rendimentos.

Inteligência e estratégias mais efetivas são o que faltam para o povo daqui do Ocidente quando se pensa em paralisação de uma determinada categoria. Toda manifestação é válida na luta pelos direitos trabalhistas – e aumento salarial é um deles. Mas daí a descumprir o que a Justiça do Trabalho avaliza e deixar o prejuízo ser contabilizado pela população, que paga o maior pato de toda e qualquer greve, é demais!

O que ficou ajustado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) era que 80% da frota de ônibus rodasse durante a manifestação dos motoristas, cobradores e fiscais. Isso para que o serviço de transporte coletivo, tido como um dos essenciais na zona urbana, não prejudicasse os trabalhadores e o ritmo da cidade. Nem o costumeiro 30% da frota está nas ruas!

Salve, então, os mototáxis e as vans – estas, com a falta de fiscalização e a necessidade do passageiro pela condução, burla o roteiro determinado e trafega livremente por toda a capital, “num indo e vindo infinito”. Tem mototaxista cobrando o olho da cara para levar o passageiro, principalmente os que moram na periferia e trabalham nos bairros chiques da cidade. Um queria cobrar R$ 60,00 para fazer o trajeto Anjo da Guarda-Olho D´Água. Melhor faltar ao trabalho, nesse caso.

E os motoristas e cobradores cruzam os braços e batem o pé. Estão irredutíveis! Eles querem aumento de salário, no ticket alimentação e outros benefícios. A frota, 100% dela, está parada nas garagens. Com o descumprimento da determinação da Justiça do Trabalho, já foi solicitado o bloqueio de R$ 50 mil da conta do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Rodoviário no Maranhão (STTREMA) – multa diária que a categoria estava ciente de receber se desacatasse a decisão judicial.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) enviou um ofício ao TRT-MA informando sobre a situação. De acordo com documento, o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Clodomir Paz, informou que o órgão mantém, em cada garagem, um agente de fiscalização para acompanhar o desdobramento da greve.

Enquanto isso, a maioria da população fica refém de mototaxistas, motoristas de vans e taxistas, porque ônibus que é bom e mais em conta, “necas de pitibiriba”! E, se o salário já era pequeno, agora é que vai ficar mirradinho, óóó!

Nenhum comentário:

Postar um comentário