terça-feira, 14 de junho de 2011

Descaso com o Patrimônio Histórico de São Luís indigna turista


Um bom destino turístico torna-se inesquecível por suas belezas naturais, seus atrativos históricos e culturais. Em São Luís, o turismo tem crescido. Não em proporções desejadas, mas tem crescido e com essa demanda alguns serviços foram melhorados e outros nem tanto. Tudo isso, para que ao chegar a São Luís o turista se sinta a vontade e desfrute das belezas desta cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

Bem, esse seria o ideal. Todavia, ao longo do dia podem surgir situações constrangedoras, já que a falta de infraestrutura básica é um dos principais problemas da cidade. Problemas com a falta de manutenção e o descaso com os equipamentos turísticos da cidade são observados todos os dias pelos turistas que nos visitam.

Caso desse turista de São Paulo, que hospedado em um hotel da capital, ficou indignado com a situação da cidade e fez o seguinte comentário no Questionário de Avaliação do referido hotel. Veja:


TRANSCRIÇÃO
“Prezados gestores públicos é uma vergonha o que vocês estão fazendo com o Patrimônio Histórico da Humanidade. A decadência é latente, é triste. Ambientes degradados estão transformando um monumento em lixo”.

Esse é só um dos muitos turistas que ficam perplexos com a situação lamentável de São Luís, que é Patrimônio Histórico da Humanidade. O processo de depredação e destruição a que vem passando a capital maranhense é uma situação bastante antiga. Faltam políticas públicas municipais eficazes para preservar esse conjunto, que é repleto de recordações históricas, mas, ao mesmo tempo, abandonado, desprotegido, e a mercê de um processo de depredação lento e contínuo.

Um comentário:

  1. É geral a indignação com relação ao descaso com que as "otoridades" do estado tratam esse patrimônio único no país com as características que possui. Descaso que contribui para a destruição desse santuário arquitetônico que é uma das principais razões do afluxo de turistas ao Maranhão. Acho que os sucessivos governantes (?) do nosso pobre estado e da capital são a encarnação da "serpente" que um dia acordaria para destruir a Ilha do Maranhão (sim: do Maranhão), segundo a histórica lenda. Pelo que constato em minhas visitas à capital, o fim está próximo.

    ResponderExcluir