quarta-feira, 8 de junho de 2011

MTUR lança novo sistema de classificação hoteleira


A portaria que institui o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) foi lançada, hoje, dia 7, pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, na presença de representantes de entidades de classes do setor. Eles manifestaram apoio à iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), que visa qualificar a hotelaria brasileira e criar referências para os turistas brasileiros e estrangeiros.

A adoção, no país, de parâmetros para a avaliação de empreendimentos hoteleiros representa vantagens para o consumidor e também para o empresário. Foi essa a mensagem transmitida pelo ministro do Turismo.

Para uma platéia composta de autoridades públicas e representantes de entidades de classe do setor hoteleiro, Novais enumerou algumas razões para que os empresários adotem a classificação: “Os empreendimentos classificados terão credibilidade junto aos turistas, agentes de viagens e operadores. Ganham também uma importante ferramenta de publicidade para posicionar sua marca no mercado”, disse o ministro, reforçando que a adesão ao SBClass é voluntária.

O ministro avalia também que o consumidor ganha segurança para o seu “investimento” em viagens de lazer, ao saber que vai “levar o que está comprando”.

O sistema conceitua sete tipos de empreendimentos – hotel, hotel-fazenda, hotel histórico, flat/apart hotel, resort, pousada e cama&café – e os enquadra em categorias, que serão identificadas na escala de uma a cinco estrelas.

“Os hotéis que oferecem as mesmas condições de hospitalidade e de serviços serão enquadrados na mesma categoria, seja em Porto Alegre (RS) ou em São Luis (MA)”, afirmou o ministro do Turismo. Segundo ele, o sistema brasileiro foi construído com a participação da sociedade e olhando para exemplos de países que tem o turismo como atividade econômica de relevância como a França, Espanha, Portugal, entre outros.

Apoio

“Creio que teremos uma adesão significativa. Neste primeiro momento, dos hotéis de cidades médias e da hotelaria independente. Com o processo de maturação do sistema, ele ganhará mais credibilidade e novos seguidores”, disse o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), Alfredo Lopes, a classificação representa um diferencial. “Quando eu for anunciar o meu hotel e disser que ele é classificado pelo Ministério do Turismo será um referencial importante para o turista”, exemplificou. Ele comanda a entidade em um dos maiores mercados do Brasil: o Rio de Janeiro, que prevê uma ocupação hoteleira média de 85%, em 2011.

Participaram também da cerimônia de lançamento da portaria da classificação os presidentes do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, Roberto Rotter; da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Enrico Fermi; e da Associação Brasileira de Resorts, Rubens Régis.

O ministro do Turismo destacou a importância do apoio de entidades públicas e privadas do setor de turismo ao processo de construção do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Ele fez menção especial ao Conselho Nacional de Turismo (CNT), ao Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), parceiro do MTur.

“É missão do Ministério do Turismo regular o setor e garantir a prestação de serviços de qualidade para o consumidor, e para isso, contamos com o apoio das entidades”, disse o ministro. O reconhecimento à colaboração dos vários segmentos foi expresso na composição da mesa da cerimônia de assinatura da portaria que instituiu o SBClass, realizada na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entidade do CNT.

As informações sobre Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem estão disponíveis na internet na página www.classificacao.turismo.gov.br. O site é a principal ferramenta de divulgação do sistema.

Fonte matéria e foto: Site Brasilturis

Nenhum comentário:

Postar um comentário