terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bumba meu boi do Maranhão é patrimônio cultural imaterial do Brasil


A manifestação mais importante da cultura popular do Maranhão, o Bumba-meu-boi, passa a ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A proposta de registro do Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil foi apresentada hoje a tarde (30), na sede do Iphan, em Brasília, aos membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan, que julgaram a favor da inscrição da manifestação como Patrimônio Cultural do Brasil no Livro de Registro das Celebrações.

A governadora Roseana Sarney destacou o momento como sendo de grande orgulho, não só para quem esteve presente no momento do anúncio, como para todo o povo do Maranhão. "É bom saber que o nosso patrimônio agora será de todo o Brasil", afirmou emocionada.

A historiadora Zelinda Lima, que acompanhou de perto o processo de registro do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi também ficou emocionada e, principalmente, surpresa com o reconhecimento: "Eu sinceramente jamais imaginei que esse dia iria chegar. Hoje é um dia de grande emoção para todos que estão aqui e para todos os maranhenses", ressaltou.

Ao fim da votação, a governadora Roseana falou sobre os planos de comemoração do título: "Vamos fazer uma festa sim para comemorar este momento e pretendemos que seja quando a comissão vier entregar o título. Queremos que a ministra, os conselheiros, principalmente, o Luís Felipe Andrés, que defendeu este voto de maneira tão dedicada, compartilhem dessa festa com a gente", finalizou.

Memória
A proposta de registro do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil foi apresentada em 2008, pela Comissão Interinstitucional de Trabalho. O grupo é composto pela Superintendência do Iphan no Maranhão, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Municipal de Cultural, Comissão Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da UFMA, representantes dos Grupos de Bumba meu boi de sotaques além de representantes e membros de grupos de bumba-boi e da comunidade.

Bumba-meu-boi
Tradição de mais de duzentos anos, o bumba-meu-boi já foi alvo de proibições da polícia no século XIX e hoje é reconhecido como a principal manifestação cultural popular do Maranhão, festejado em todas as regiões do estado, em diversos ritmos e estilos.

A brincadeira mistura lendas indígenas, dança e música, além de uma indumentária caprichada e cheia de brilho. É na temporada junina que as centenas de grupos reinam nos arraiais como principal atração da cultura maranhense.

No enredo, o peão Pai Francisco mata o boi mais bonito da fazenda onde trabalha, para satisfazer o desejo de sua esposa Catirina, que grávida, deseja comer a língua do animal, estima do fazendeiro.

A desfeita deixa o dono da fazenda furioso e um grupo de índios é chamado para fazer rituais de pajelança e ressuscitar o novilho.

Saiba mais
Patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível) é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário