terça-feira, 11 de outubro de 2011

A importância das novas tecnologias para o Turismo

Qual a relação das novas tecnologias com o desenvolvimento turístico de uma localidade na prática? É uma pergunta que até bem pouco tempo não teria nenhum sentido para muitos profissionais da área, uma vez que se entendia que para se fazer turismo era necessário ser um bom planejador e ter em mente o respeito às diversidades e às práticas éticas que norteiam a atividade.

Nos últimos dez anos, houveram muitas mudanças na maneira de se fazer turismo e, entre as quais, a descoberta e aquisição de novas tecnologias.

Mas o que é isto na prática? Significa romper fronteiras, se adequar ao que de mais avançado existe e utilizar essas tecnologias em prol dos clientes. Empresas e pessoas que vivem da atividade turística encontraram nas novas tecnologias um aliado, que ajudam a administrar melhor seus negócios.

Com o advento da internet, ficou muito mais fácil conhecer o ciberespaço, que oferece em tempo real o que se tem no mundo, permitindo aos clientes visualizar os destinos e roteiros turísticos.

Assim, oferecer um pacote de viagens e serviços a um cliente permite maior interação com a viagem, cabendo ao profissional de turismo somente adequar e personalizar o serviço a ser oferecido.

Poder viajar pelos mais diferentes recôncavos do planeta, romper fronteiras, atravessar países, conhecer diferentes culturas, mostrar que Carpem Diem, “aproveitando o dia ou colhendo o momento”, é uma realidade, na qual a importância das novas tecnologias empregadas no turismo, mostram que o mundo nada mais é que um clique no mouse ou além de poucas horas de vôo.

Em um mundo marcado pela cibercultura, pela interatividade, o conhecimento das ferramentas que a web oferece aos internautas ainda é privilégio de poucos. Mas no turismo é uma questão de sobrevivência, pois está em jogo o crescimento de qualquer empresa que explora essa atividade. As redes criadas no ciberespaço são possibilidades de difundir e conhecer oportunidades, trocar experiências e conhecer o que o turismo mundial está oferecendo ao indivíduo que assim pode planejar sua viagem, escolher o destino desejado, levantar preços, fazer reservas em hotéis, pousadas, restaurantes, além de outros serviços diretamente ligados ao turismo. A exemplo disso, temos os podcasts, onde você ouve tudo do destino por um repórter especializado, os mapas que tanto facilitam a vida de quem viaja estão disponíveis na rede com poucos cliques e os sites com depoimentos reais de quem viaja e onde você tem a certeza de que não é a própria empresa que propaga.

As novas tecnologias empregadas no turismo são de muita valia hoje, uma vez que as mesmas, se bem usadas, podem facilitar o deslocamento do turista para o lugar escolhido. A Internet também proporciona a prática do “turismo virtual”, onde as empresas e pessoas que trabalham com turismo expõem seus destinos, produtos e serviços de graça, aproveitando os recursos disponibilizados na grande rede mundial de computadores, hiperlincandose, formando redes, o que facilita em muito o trabalho dos profissionais de turismo que em um simples clique no mouse de seu computador.

Portanto, é imperativo que o profissional de turismo esteja antenado com o que está acontecendo no campo das novas tecnologias, identificando uma nova tendência, e assim fazer uma ponte entre o tradicional e o que se tem de mais avançado no mercado, que atenda às expectativas de seus negócios.

Por: Reginaldo Rodrigues – Editor do Jornal Cazumbá

Nenhum comentário:

Postar um comentário