quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ritmos maranhenses serão representados no Rio

Grupo Lamparina será o representante do Maranhão na Feira das Américas
O grupo Lamparina, um dos mais completos em termos artísticos em atividade no Maranhão, embarca nesta quarta-feira para o Rio de Janeiro com destino ao Riocentro, no Recreio dos Bandeirantes, onde participará da edição 2011 da Feira das Américas, organizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV). O grupo fará duas apresentações no palco principal, hoje (quarta-feira, 19) e amanhã (quinta-feira, 20). A feira será encerrada no dia 21.

O Lamparina, fundado em 2006, é formado por Regina Oliveira (vocal e percussão), Paulo Oliveira (violão e diretor musical), Mairla Oliveira (vocal e percussão), Gerlene Ribeiro (vocal), Lívia Coelho (percussão e bailarina), Euricélia Coqueiro (percussão e dançarina), Vanderson Silva (percussão), Rui Mário (teclado e acordeon), Mauro Travincas (baixo), Bira (bateria) e Léo Alves (percussão e bailarino).

Para a viagem ao Rio de Janeiro, a cantora Taís Moreno substituirá Mairla Oliveira. Segundo Regina Oliveira, que assina a direção artística do show, a apresentação do Lamparina na Feira das Américas dará uma amostra dos diferentes ritmos maranhenses, entre eles tambor de crioula, reggae, cacuriá, caroço, xote e bumba meu boi.

“Nós nos apresentamos no mês de julho na Feira Nacional do Turismo, em São Paulo, e foi um sucesso, razão pela qual fomos convidados para esse outro evento. Vamos fazer uma apresentação para cima, para mostrar a alegria dos maranhenses e suas festas tradicionais que acontecem ao longo do ano. Desta maneira, estaremos divulgando a nossa terra nesse importante evento de turismo”, disse Regina Oliveira.

Canções – No repertório, o grupo apresentará diversas canções, entre elas Divino (Zeca Baleiro e Rita Ribeiro), Todos cantam sua terra (João do Vale), Sururu (Wellington Reis), Carcará (João do Vale), Ilha Jamaica (Gerude), Ilha Bela (Carlinhos Veloz), Boi nosso de cada dia (Raimundo Macarra e César Teixeira), Tempo certo (Ubiratan Sousa), Pundá (César Nascimento), Sanharó (João do Vale), Fui até a lua (Ana Maria Carvalho), entre outras.

O grupo Lamparina também está sendo cotado para participar da Feira Internacional de Turismos em 2012, que acontecerá em Portugal. “Quatro grupos maranhenses estão sendo cotados para representar o Maranhão nesse evento internacional na Europa e nós estamos aguardando esse resultado”, disse Regina Oliveira.

O Lamparina tem se destacado no cenário artístico do Maranhão por sua desenvoltura nos palcos e ecletismo do repertório. Este ano, os músicos, cantores e bailarinos se apresentaram e fizeram sucesso no São João. Ano passado, eles participaram da festa junina da cantora Alcione, no Rio de Janeiro: foram os únicos convidados para apresentar a cultura maranhense aos convidados da Marrom, a maioria artistas famosos. “Fomos muito bem recebidos por nossa conterrânea no Rio de Janeiro e colocamos todo mundo para dançar”, relembrou Regina Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário