terça-feira, 4 de outubro de 2011

São Luís vai ganhar a Casa do Tambor de Crioula

Casarão na Rua da Estrela será restaurado para abrigar a sede da Casa do Tambor de Crioula.


O casarão 309 da Rua da Estrela, Praia Grande, no centro de São Luís, vai abrigar a sede da Casa do Tambor de Crioula, um centro para a preservação da tradição que é reconhecida como patrimônio imaterial. Mas, antes, será restaurado. Ontem, foi lançado, durante encontro da superintendente regional do Iphan/MA, Kátia Bogéa, com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, o edital de licitação de restauração do prédio. A licitação nacional para contratação da empresa que executará as obras abre em 35 dias e todo o projeto será finalizado no prazo aproximado de 18 meses. O valor da reabilitação do imóvel é de R$ 2 milhões, recursos do Iphan.

Após a revitalização, funcionarão no local estúdios de gravação de áudio e vídeo, salas para exposições, oficinas, biblioteca. “A ideia é criar um espaço para toda a cadeia produtiva do tambor de crioula do Maranhão, salvaguardando essa tradição que há três anos foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil, fortalecendo ainda mais a tradição”, comentou Kátia Bogéa.

O último grande projeto de restauração realizado no Centro Histórico de São Luís aconteceu na década de 1980, quando o Governo do Estado recuperou 200 casarões do bairro Praia Grande por meio do Projeto Reviver. Após isso, apenas intervenções isoladas foram feitas nos imóveis tombados como patrimônio histórico. “O principal produto turístico de São Luís é o Centro Histórico. Por isso, ele deve ter uma atenção diferenciada pelos órgãos de gestão do turismo”, comentou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

REUNIÃO
Em visita a São Luís, Gastão Vieira se reuniu extra-oficialmente com Jura Filho e Kátia Bogéa para discutir a consolidação de uma política integrada voltada para o turismo no Maranhão, tendo a criação de projetos para a revitalização do Centro Histórico como tema central.

“A importância desse encontro é pensar uma ação conjunta entre Iphan, governos municipal, estadual e federal, para que todos apresentem seus projetos, especialmente os referentes à comemoração dos 400 anos de São Luís”, ressaltou Gastão Vieira.

De acordo com o ministro, embora as ações da pasta estejam centradas na Copa do Mundo de 2014 e nas cidades-sede do mundial, as cidades históricas e com potencial turístico que não receberão partidas do campeonato serão estruturadas para receberem os turistas que virão ao país durante o mundial. “Um evento desse porte é a oportunidade ideal para fortalecer a indústria do turismo no país e São Luís precisa estar preparada para ser uma opção de lazer e passeio a esses milhares de visitantes”, frisou Gastão Vieira.

Segundo a superintendente o Iphan, o órgão dispõe de recursos para a execução de projetos voltados para a revitalização do Centro Histórico de São Luís, mas a liberação depende da apresentação de projetos pelos poderes executivos. “Se o projeto estiver dentro das normas estabelecidas pelo Iphan liberamos tanto as obras quanto o recurso necessário para a sua execução”, afirmou Kátia Bogéa.

MTUR DEFINE SL E LENÇÓIS COMO PRIORIDADE

São Luís e os Lençóis Maranhenses foram definidos como os dois polos prioritários do Ministério do Turismo, no estado, para inclusão no Programa de Regionalização do Turismo, que está sendo reestruturado pelo Ministério do Turismo. O anúncio foi feito pelo ministro Gastão Vieira, ontem, durante reunião com o secretário de Estado do Turismo, Jura Filho.

O Regionalização do Turismo é um macroprograma do Ministério do Turismo que define as regiões turísticas como estratégicas na organização do turismo para fins de planejamento e gestão, propondo a estruturação, o ordenamento e a diversificação da oferta turística no país, constituindo-se no referencial da base territorial do Plano Nacional de Turismo (PNT).

“A oferta turística regional adquire maior significância e identidade pela qualidade e pela originalidade capaz de agregar valor ao produto turístico quando trabalhada de forma descentralizada”, explicou Gastão Vieira.

Durante a reunião, o ministro comentou que no momento o Ministério está amplamente focado na realização da Copa do Mundo de 2014. No entanto, ressaltou que já existe o projeto de regionalização das políticas pró-turismo no Maranhão, e que esta postura tem relação com a Copa. “Priorizaremos dois polos principais de atuação, o Polo São Luís, que abrange os municípios da grande Ilha e Alcântara, e o Polo dos Lençóis Maranhenses, cujo enfoque é a Rota das Emoções, que passa por toda a região do Delta do Parnaíba. O objetivo dessa regionalização é consolidar essas regiões como importantes polos de turismo com estrutura eficiente para atender a demanda nacional e internacional de turismo.

MAIS

O Centro Histórico de São Luís compreende uma área de 220 hectares de extensão. Mais de 5 mil imóveis compõem o acervo arquitetônico da capital, destes cerca de 2.500 estão tombados pelo patrimônio histórico estadual, e 1000 pelo IPHAN. Parte desse sítio foi declarado Patrimônio Mundial em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário