quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Acusado, COMANDANTE diz que salvou milhares de vidas

As autoridades da localidade italiana de Grosseto pediram esta tarde que o capitão Francesco Schettino continue preso até que ocorra o julgamento pelo naufrágio do ‘Costa Concórdia’. Cada vez são mais comprometedoras as acusações sobre sua atuação, especialmente após a divulgação do relato que ele manteve com a Capitania dos Portos. Peritos policiais e jurídicos admitem que Schettino possa ser condenado a 15 anos de prisão.

Schettino sofre acusações de ter se acercado em demasia da costa, de ter tentado minimizar o acidente e da demorada em pedir ajuda, além do abandono do navio, além do principal – a acusação de homicídio.

O interrogatório de hoje durou mais de três horas e diante da juíza de instrução, Valeria Montesarchio, o comandante insistiu em que estava no comando do navio até o momento do choque contra os rochedos nas proximidades da ilha de Giglio. Chegou a afirmar diante da juíza que ‘salvou milhares de vidas’. Alegou ainda que não pode prosseguir porque caiu do navio.

Diante das circunstâncias, as autoridades decidiram submeter o capitão a um exame toxicológico para determinar se havia tomado substâncias com efeitos de draga na noite do naufrágio. A gravação do seu diálogo com a Capitania é passivo de como se apresentava em estado de pouca conexão. Tanto que insistiu que estava no barco coordenando o resgate quando já havia dito antes que havia abandonado o barco. Ainda pior: desobedeceu ao comando da capitania para que retornasse a bordo.

A Organização Marítima Internacional (OMI), uma agência das Nações Unidas, reconheceu que o naufrágio do cruzeiro na costa italiana é motivo suficiente para promover uma revisão nas normas de segurança para grandes embarcações de passageiros. Koji Sekimizu, secretário-geral da OMI, cobrou das autoridades italianas uma investigação exaustiva sobre o ocorrido e insistiu que r um acidente como o do ‘Costa Concordia’ não pode passar sem que uma reflexão seja feita.

Retirado do site brasilturis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário