quinta-feira, 24 de maio de 2012

Quase quatro voltas na Terra para promover as feiras brasileiras

Por Armando Campos Mello, presidente executivo da UBRAFE

O Brasil é uma ótima opção para a realização de eventos profissionais e de negócios de todos os portes. O crescimento e a consolidação do mercado de feiras de negócios no país nos últimos anos oferece evidências claras de que o país tem hoje uma infra-estrutura de padrão internacional para a realização de eventos de todos os tipos e portes, e uma rede de serviços para a recepção do visitante que oferece as melhores condições de hospedagem, transporte, alimentação. O Brasil está pronto e quer receber eventos internacionais, sejam feiras de negócios, congressos profissionais, lançamentos de produto, programas de incentivo ou eventos promocionais.

Com o mercado exigindo produtos e serviços de qualidade crescente, essas empresas atravessaram um intenso processo de profissionalização. Hoje, as melhores empresas do mercado nacional de prestadores de serviços são capazes de atender os mais exigentes expositores e imprimem um padrão internacional de qualidade para as feiras brasileiras.

Há nove anos, a UBRAFE – União Brasileiras dos Promotores de Feiras – mantém esforços para atrair visitantes profissionais e empresas expositoras para as grandes feiras de negócios brasileiras.

Para promover a edição de 2012 do calendário UBRAFE “Principais Feiras de Negócios do Brasil, a entidade visitou 16 países, entre a América do Sul, América do Norte e Europa, sempre com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, da TAM Linhas Aéreas e das Embaixadas do Brasil. A ação teve início já a partir do lançamento da publicação, no início de setembro do ano passado.

Entre idas e vindas, check-ins, check-outs, embarques e desembarques, a UBRAFE viajou cerca de 160 mil km para apresentar as principais feiras de negócios brasileiras a mercados econômicos estratégicos nas três regiões. Curiosamente, a distância equivale a quase quatro voltas completas na Terra.

Na América Latina, fizemos reuniões na Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela. Já na América do Norte, nossos destinos foram Estados Unidos e México, enquanto que na Europa passamos por Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e França. Em todos eles, plateia era predominantemente composta por representantes de associações comerciais, industriais e de serviços, personalidades do corpo consular e adidos comerciais, além de empresários e jornalistas.

A apresentação da UBRAFE tem o seguinte quadripé: pontuar o escopo de trabalho e atuação da entidade, destacar o panorama atual e as perspectivas futuras da economia brasileira, mapear as oportunidades de negócios nas nossas grandes feiras comerciais por todo o Brasil e, por fim, as relações bilaterais do Brasil com o país visitado.

Os esforços são recompensadores. Anualmente, cerca de 48 mil compradores estrangeiros escolhem as principais feiras de negócios brasileiras como porta de entrada para conhecer a oferta do setor produtivo nacional. E, para estimular sua permanência em nosso país, o turista de negócios, chamado também de profissional "alado", tem 8.000 km de praias e cidades como o Rio de Janeiro e outros belos destinos, além de toda a rica diversidade cultural brasileira, com seu povo hospitaleiro.

As mais de 200 grandes feiras brasileiras de negócios realizadas pelos associados da UBRAFE são os maiores encontros anuais de negócios para mais de 50.000 empresas (oito mil internacionais) de 35 segmentos econômicos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário