segunda-feira, 2 de julho de 2012

Férias aumentam movimento em pontos de entrada e saída de SL

As férias começam hoje para um grande número de pessoas em São Luís. Para aproveitar os dias de recesso, muitos buscam outros destinos, o que ocasiona um aumento na movimentação no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, nos terminais Rodoviário de São Luís e no da Ponta da Espera e na Estação Ferroviária da Vale. Por causa do maior fluxo de passageiros no período, esses locais estão preparando estratégias para receber essa demanda.

O aeroporto de São Luís, localizado no bairro Tirirical, é um dos mais procurados por quem está saindo de férias em direção a cidades fora do Maranhão. Mesmo passando por reformas em toda a sua estrutura (cujo prazo para a finalização dos serviços termina no fim do mês de agosto), a movimentação de passageiros no local deve ser intensa neste período. Segundo estimativas da administração do aeroporto, haverá um aumento de 20% no fluxo de pessoas no Cunha Machado neste mês, em comparação com o mesmo período no ano passado.

De acordo com Marcelo Angelim, coordenador de operações do aeroporto, a expectativa é de que aproximadamente 230 mil passageiros transitem pelo local, levando em consideração os embarques e desembarques. Ainda neste período, a quantidade de pessoas que chega à cidade pelo aeroporto deve ser igual à quantidade que sai.

O coordenador de operações do aeroporto informou que um planejamento foi posto em prática para suportar o aumento no fluxo de passageiros no Cunha Machado. “Implementamos o plano de contingência para as operações durante os períodos de alta estação. Esse plano contempla diversas ações, entre as quais destacamos: reforço das equipes operacionais, de segurança e manutenção e intensificação das ações preventivas nos sistemas referentes à logística de aeronaves e passageiros”, pontuou Angelim.

Ferrovia – A Estação Ferroviária da Vale, no Anjo da Guarda, também está preparando um esquema especial para receber os passageiros durante este mês. A expectativa é de que haja um aumento de 30% no fluxo de pessoas no trem de passageiros neste período de férias em relação ao mesmo período do ano passado. Por dia, o trem transporta, em média, aproximadamente mil passageiros. Nos períodos de alta temporada, a quantidade de pessoas transportadas eleva-se para 1.350, divididas entre as classes executiva e econômica.

De acordo com Ítalo Carvalho, supervisor do trem de passageiros da Vale, a empresa colocará em prática um planejamento especial durante todo o mês de julho por causa do aumento no número de pessoas que viajam no período. Segundo ele, neste período será disponibilizado mais um carro (vagão) na classe executiva do trem, elevando para quatro a quantidade de vagões do setor, e mais quatro carros na classe econômica, aumentando para 14 o total de vagões para a classe.

Além disso, também haverá um aumento no total de funcionários para atender o público, tanto na estação quanto dentro dos vagões de trem. “Esse período de alta temporada tem um acréscimo no número de vagões temporários justamente para atender a esta demanda”, explicou Carvalho.

O número de viagens feitas pelo trem não sofrerá modificações. Ele parte da Estação Ferroviária de São Luís com destino à cidade de Parauapebas, no sudeste do Pará, às segundas e quintas-feiras e aos sábados. Às terças e sextas-feiras e aos domingos, realiza o percurso de volta. Não há viagem na quarta-feira. No trajeto, o trem passa por 25 cidades, 21 delas no Maranhão e quatro no Pará.

Expectativa – A movimentação de passageiros nos terminais Rodoviário de São Luís e da Ponta da Espera também deve aumentar nos próximos dias. A expectativa é de que, na segunda semana deste mês, o fluxo de pessoas chegando e saindo da cidade, por terra e por mar, se intensifique.

De acordo com Raimundo Nonato de Oliveira, encarregado de vendas da Expresso Guanabara, uma das empresas de ônibus que faz o transporte de passageiros para o interior do Maranhão e para outros estados, espera-se que haja um aumento de 50% na venda de passagens se comparado com o mês de julho do ano passado. No entanto, essa procura deve se intensificar a partir de terça-feira (5) e, para isso, a empresa disponibilizará ônibus extras para suportar o aumento na demanda.

Segundo Josinete Frazão, supervisora da Internacional Marítima, a procura por passagens de ferry-boat no Terminal da Ponta da Espera também deve ser maior nos próximos dias e, por isso, a empresa também oferecerá embarcações extras.

Números

230 mil pessoas deverão movimentar o Aeroporto Cunha Machado no mês de julho.

1.350 pessoas deverão ser transportadas pelo trem de passageiros da Vale neste período de férias.

JORNAL O ESTADO DO MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário