quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Teatro sustentável na zona rural

Projeto da Cia. Tapete Criações Cênicas aborda o meio ambiente com atividades lúdicas e cênicas.
O projeto Verdes Histórias e Brinquedos, da Cia. Tapete Criações Cênicas apresenta A água e a reciclagem, um conjunto de atividades lúdicas e cênicas para crianças, até sexta-feira, sempre às 14h, em 10 bairros de São Luís, entre eles Cidade Operária, Estiva, Janaína, Maracanã e São Raimundo. Na programação, apresentação de espetáculo, oficinas infantis de construção de brinquedos com material reciclado e narração de histórias. Hoje o grupo se apresentará na Estiva.

Incentivando a leitura e promovendo a consciência ambiental, as atividades são voltadas às temáticas de conservação da água e do meio ambiente, reciclagem e o cuidado com o lixo. A meta é atingir diretamente um público de crianças e seus acompanhantes para uma programação gratuita, interativa, arte-educativa e de consciência ambiental, voltada a comunidades de estudantes da rede pública para a apreciação de manifestações artísticas, formando plateia e promovendo a conscientização.

Preservação - Segundo a coordenadora e diretora de produção do projeto, Heidy Ataides, é preciso que eventos como esse tornem-se permanentes, pois são necessários para a sociedade. "As crianças distantes do teatro e de qualquer outro tipo de arte tem todo o direito de participar da conscientização de preservação da natureza. E nada melhor do que passar isso a elas com histórias imaginárias, que se tornam reais no nosso dia a dia e, além disso, estar mais perto da natureza", afirmou.

No espetáculo, os personagens vêm de muito longe e saíram em busca de ideias para a proteção e conservação do meio ambiente. Ao se depararem com a realidade do planeta, trazem questões e notícias nunca antes entendidas pelos seres humanos e, assim, mandam recados da água, que dá vida aos seres; das nuvens, que fornecem as chuvas, e ainda de tudo que pode ser aproveitado e não pode ser tratado como lixo na natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário