terça-feira, 27 de novembro de 2012

UEMA inicia aulas do único curso técnico a distância de Meteorologia no Brasil



A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, realizou, no último dia 24 de novembro, aula inaugural do único curso técnico a distância de Meteorologia no Brasil.  “Esse é um grande desafio até porque para nós o ensino a distância também não deixa de ser uma novidade. Só que quando você encontra um desafio você quer é enfrentá-lo, superá-lo”, disse o Coordenador do curso técnico em Meteorologia da UEMA/UemaNet, Pof.Gunter de Azevedo.

O professor, ainda completa: “Hoje em dia, praticamente todos os meios de comunicação já divulgam a previsão de tempo e clima para o público, e setores específicos da sociedade, como empresas de geração e distribuição de energia, instituições de gestão e pesquisa agropecuária, concessionárias de serviços públicos e sistemas públicos de defesa civil dependem diretamente de informações meteorológicas atualizadas e constantes para suas atividades. Então, as mudanças climáticas e equipamentos de alta tecnologia estão destacando cada vez mais o trabalho dos profissionais dessa área”.

No Maranhão só existem cinco profissionais da área de Meteorologia e estes estão na Uema. O curso, que só acontece em São Luís, tem quase 200 alunos matriculados.

Aula inaugural - O Diretor Técnico do Sebrae/MA, José Ribamar da Silva Moraes, ministrou a palestra Conversando sobre empreendedorismo durante a aula inaugural. “O maior problema em empreender é a falta de criativação, colocar a criatividade em ação”, disse Moraes.

Além do curso de Meteorologia iniciou mais quatro cursos: Manutenção Automotiva, Controle Ambiental, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, totalizando quase três mil alunos matriculados.

O evento foi transmitido por videoconferência para os 18 polos que ofertam os cursos técnicos: São Luís, Açailândia, Arari, Bacabal, Barra do Corda, Bequimão, Brejo, Caxias, Codó, Colinas, Coroatá, Grajaú, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Bento, São José de Ribamar e Timon.

"Implantamos 13 cursos técnicos e já iniciaram oito cursos e agora, no segundo semestre, iniciam mais cinco. Com certeza, os cursos vão contribuir para a superação dos déficits educacionais voltados para o mercado de trabalho", destacou o coordenador geral do UemaNet, Antonio Roberto Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário