terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mercosul avança no alinhamento de estatísticas do setor turístico

A 12ª Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul, iniciada na manhã de da última sexta-feira (7), foi marcada por debates em torno do tema Harmonização das Estatísticas de Turismo no bloco. O assunto será um item prioritário da pauta permanente do grupo: os representantes dos países-membros concordaram em unir esforços para padronizar a metodologia de estudos e pesquisas sobre o fluxo turístico sul-americano. A medida tem o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização Mundial de Turismo (OMT).

“Tivemos uma reunião extremamente proveitosa, com uma agenda intensa e muito importante para todos os participantes. A harmonização das estatísticas entre os nossos países (Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Equador) é fundamental na tomada de decisões estratégicas”, explicou o ministro do Turismo brasileiro, Gastão Vieira (foto).

Outro item abordado no encontro foi a qualificação profissional. Projeto-piloto desenvolvido entre Brasil e Uruguai prevê a estruturação de cursos de gastronomia, hotelaria e guias de turismo nas cidades de fronteira. Pelo projeto, a construção das escolas será financiada pelo Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). As aulas serão oferecidas no formato de intercâmbio em Santana do Livramento (RS), do lado brasileiro, e Riviera, no Uruguai. Os demais integrantes do Mercosul manifestaram interesse participar da ação.

A abertura da reunião de ministros contou com a participação da governadora do Maranhão, Roseana Sarney. Os representantes dos países-membros visitam, na parte da tarde, monumentos históricos de São Luís, como a Fábrica Santa Amélia, em restauração com recursos do Ministério do Turismo, e o prédio que sediará o Museu da Língua Portuguesa, que tem o apoio da Vale.

Diário do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário