sábado, 22 de março de 2014

O que seria do mundo sem a água?


738 milhões de pessoas não têm acesso à água potável, segundo a ONU

A água é indispensável à vida. Aproximadamente 70% do nosso corpo, podendo variar de acordo com a idade e outros fatores, é constituído por ela. Cerca de 2/3 do planeta também. Talvez nosso planeta devesse ser chamado de Planeta Água em vez de Terra. O certo é que a água é vital e preservá-la é fundamental, pois, apesar da disponibilidade de água em nosso planeta ser muito grande, a maior parte corresponde à água salgada, sendo o percentual de água doce de apenas 2,5%. A água doce é finita e em muitas partes do mundo ela tem feito muito falta. Segundo dados da ONU, 738 milhões de pessoas ao redor do mundo não têm acesso à água potável.

A despeito disso, muitas das ações que o ser humano tem desenvolvido no decorrer dos anos têm colaborado para diminuir ainda mais essa quantidade. E o cenário não poderia ser diferente. A degradação ambiental e a poluição dos recursos hídricos poderiam e deveriam ser refreadas ou, pelo menos, amenizadas? Sim. Mas a falta de consciência de quem polui o meio ambiente e/ou desperdiça água somada à inércia das autoridades competentes só poderia resultar nisso. 1 + 1 = 2.

O poder público detém autoridade para utilizar e elaborar mecanismos para inibir ações que desrespeitem o meio ambiente, mas, muitas vezes, parece desinteressado em fazê-lo. Talvez o motivo seja por ainda não entender o seu papel e a sua responsabilidade junto à sociedade ou porque acredite ter coisa mais importante para fazer... E a ferida purulenta continua exposta, para todo mundo ver.

Que o dia de hoje, 22 de março, data em que se comemora o dia Mundial da Água, sirva como um lembrete de que a água é indispensável e pode acabar, por isso é importante não desperdiçar. Consciência ambiental não é "coisa de militante ou ambientalista", é "coisa" de gente inteligente, que sabe que para ter é necessário cuidar e preservar.

Juliana Vieira, da Redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário