segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Praça da Alegria começa a receber obras de reforma

Trabalhadores começaram as primeiras intervenções na Praça da Alegria, no centro de São Luís, no fim de semana. No sábado, chegaram os primeiros materiais, principalmente madeira, que será utilizada para fechar a área de trabalho dentro da praça. Ontem, as estacas começaram a ser fincadas e a última banca de revista que ainda estava no local foi retirada.

O projeto de reforma da Praça da Alegria está sendo executado com recursos do PAC Cidades Histórias, do Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O novo projeto arquitetônico e urbanístico do logradouro foi elaborado pela Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), órgão da Prefeitura, e vai contar com melhorias no piso, no mobiliário, no paisagismo, além de instalação de nova iluminação, reforma do prédio central, que hoje abriga a Federação das Apaes do Maranhão (Feapaes), criação de espaços para floriculturas, desobstrução de calçadas, entre outras intervenções.

No domingo, dia 27 de julho, a Prefeitura já havia procedido a retirada dos ambulantes da praça. Os vendedores de alimento foram remanejados para a Praça Deodoro, em uma área próxima à Rua de Santaninha.

Segundo Márcio Aragão, superintendente de Fiscalização de Postura, da Blitz Urbana, foram os ambulantes que escolheram o local que, no decorrer da semana, foi adaptado para o uso e trabalho. A intenção agora da Prefeitura é realizar o disciplinamento do comércio informal na Deodoro, e para os ambulantes a pergunta que fica no ar é se eles vão retornar para a Praça da Alegria após o término da reforma. O sindicato dos ambulantes e a Prefeitura estão em constante discussão a respeito da situação.

PAC - A obra de requalificação da Praça da Alegria faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas e prevê o investimento de

R$ 133 milhões em 45 obras a serem realizadas na cidade. As intervenções serão executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nenhum comentário:

Postar um comentário