segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Abandono do Centro Histórico chama atenção de turistas em São Luís

O abandono do acervo arquitetônico de São Luís, localizado no Centro Histórico da capital maranhense, tem deixado muitos turistas decepcionados com as imagens que nem sempre correspondem aos cartões-postais contemplados por eles. Um exemplo disso é a situação de descaso da Praça Nauro Machado, que nos últimos tempos tem afastado muitas pessoas por conta do mau cheiro dos esgotos estourados. Sem falar nos buracos nas calçadas, o lixo espalhado, e as luminárias arrancadas que acabam prejudicando quem decide visitar o local no horário da noite.

Para o turista de Goiás Afonso José Azevedo visualizar um cenário dessa maneira Chega a dar pena em que mora e em que visita a cidade pela primeira vez. “Uma pena a gente encontrar muito lixo, muitas pichações, monumentos históricos prestes a cair, desmoronar. Realmente uma pena”.

São 400 mil imóveis tombados pela União. Patrimônio Cultural Mundial e Natural da UNESCO desde 1997; No entanto, desde essa data toda a situação mudou, e muitos desses casarões têm sido esquecidos. A nova imagem decepciona tanto, que visitantes como a turista pernambucana Luciana Oliveira nem pensa mais em registrar sua passagem em São Luís. “É difícil né? Porque a gente pensa numa fotografia pra uma recordação e a gente só encontra vegetação, ferragens e madeira na frente do imóvel”.

A sensação de abandono também é sentida por quem é maranhense. Para o eletricista Francisco Neto falta mais comprometimento por parte dos órgãos competentes. “Lixo, calçada, acessibilidade inadequada. Então eu acho que deveria ter um compromisso maior dos órgãos”.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos informou que a quebra de luminárias e postes de iluminação pública no Centro Histórico acontece por causa da ação de vândalos, mas que o reparo é feito assim que se identifica o problema. Sobre as ruas e calçadas, a Secretaria disse que vai enviar equipe ao local. A Secretaria de Trânsito disse que vai intensificar a fiscalização no local.

Fonte: G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário