segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Detalhes que contam histórias


A casa do Maranhão foi reinaugurada na sexta-feira, com um acervo que mostra o melhor do Turismo, Cultura, gastronomia e história Cultural do estado

Nas 16 salas preparadas para receber turistas e visitantes, tem exposições permanente dos folguedos maranhenses, histórico sobre cada manifestação da nossa gente. Tudo isso, com muitas cores, arte e som

A casa que a partir de agora também se chamará - Centro de interpretação turística e cultural do Maranhão, conta com telas touch screen, projeções e sala sensorial e um acervo histórico bibliográfico dos imortais da Academia Maranhense de Letras, entre outras

O que difere esta nova Casa do Maranhão da anterior, que estava inativa há uns 10 anos? A primeira quando foi inaugurada tinha um glamour maior, especialmente para época pelas telas de projeções e muitas indumentárias, apetrechos usados nas festividades juninas de São Luís, especialmente o Bumba meu boi, ou seja, a Casa do Maranhão de antes era basicamente um espaço para exposição única e exclusiva do Bumba meu boi e pouco mostrava das outras expressões artísticas do estado.

A nova Casa do Maranhão, tem mais a nossa cara. Mostra melhor os nossos valores e realmente mostra um histórico maior de nossa cultura, que não é exclusivamente o Bumba meu boi, mas também outras vertentes de nossas artes.

Em resumo, a casa nova casa está mais bonita e mais com cara de museu e com a cara do Maranhão.

Seria cômico se não fosse verdade

Enquanto o governador Arnaldo Melo e convidados estavam inaugurando "nova" a casa do Maranhão, que por sinal ficou mais aprazível, com a nossa cara, tinha um grupo de trabalhadores que se desdobravam para consertar a encarnação e tubulação sanitária que alagou todo o banheiro masculino, impedindo por completo o uso daquela parte do Museu recém inaugurado.

O pessoal, com rodo, vassouras e panos reclamavam barbaridade é diziam que ali nada funciona direito e que toda encarnação estava com problemas.

Em conversa com o secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, sobre o fato, ele disse que problemas existem, mas que a empresa responsável pela obra vai fazer os reparos necessários.

Se a casa não tinha condições de funcionar a contento, por que inaugurar?

Coisas que só acontecem no Maranhão.

Por Reginaldo Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário