terça-feira, 4 de agosto de 2015

Biblioteca do Imesc recebe doação de publicações

A Biblioteca Ignácio Rangel, do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) recebeu a doação de 31 novos exemplares da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). As obras estão relacionadas aos campos de pesquisa de educação, espaço urbano, políticas públicas, estudos ambientais, dentre outros. 

O diretor de estudos e pesquisas do Imesc, Frederico Burnett, também, doou ao acervo da Biblioteca, sete exemplares de livros nos quais é o autor, coautor e organizador. Os livros de sua autoria são a “Urbanização e Desenvolvimento Sustentável – A sustentabilidade dos tipos de urbanização em São Luís do Maranhão”; “Da Tragédia Urbana à Farsa do Urbanismo Reformista – A fetichização dos planos diretores participativos”; e “São Luís por um Triz – Escritos urbanos e regionais”. 

Como co-autor e organizador, Frederico Burnett participou dos livros a “Cidades brasileiras: Atores, processos e gestão pública”; “Crise do Capital, lutas sociais e políticas públicas”; “Desenvolvimento Socio-espacial, novos olhares”; e do relatório da pesquisa “Uso do Solo e Ocupação Territorial na Região Metropolitana da Grande São Luís”. 

Para Lígia Teixeira, diretora de Comunicação e Disseminação de Dados, é uma satisfação receber essas contribuições para o enriquecimento da biblioteca. “A doação destas publicações à Biblioteca Ignácio Rangel é relevante pela qualidade técnica das obras e dentro do processo de reestruturação do acervo do Imesc, que em breve ofertará à sociedade, documentação importante para pesquisadores interessados em aspectos sociais e econômicos do nosso Estado”, completou a diretora.

Biblioteca 

A Biblioteca Ignácio Rangel, centro de documentação de pesquisas do Imesc e repositório oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passa por um momento de reformulação, conforme diretriz do governo Flávio Dino, para atualização de seus dados e acervo. 

Em breve a Biblioteca irá ganhar uma plataforma digital, onde estarão disponíveis para consulta publicações do Imesc e de institutos congêneres, além de obras de autores maranhenses. E, futuramente, será disponibilizado o empréstimo das publicações do acervo, por meio de cadastro na plataforma digital. A biblioteca funciona das 13h às 19h. 

Exemplares doados pela Fapema 

 A Educação do “Bello Sexo” em São Luís na Segunda Metade do Século XIX
 A Elite Eclesiástica no Bispado do Maranhão
 A Produção do Espaço Urbano em São Luís do Maranhão
 A verdade quando atira, o cartucho vai e vem. Itinerários da construção da verdade jurídica em processos criminais
 Aspectos Práticos e Teóricos para o Ensino e Aprendizagem da Performance Musical
 Comunicação Tecnologia e Inovação
 Criminologia e Modos de Controle social no Maranhão no Início do Século XX
 Estado/Movimento Social no Campo: A Trama da Construção de uma Política Pública no Maranhão
 Estigma e Isolamento Social
 Historiografia Maranhense
 Instantâneos do Tempo
 Insurreição de Saberes. Interpretando A Amazônia
 Nas Águas de Guimarães
 O Conselho Municipal de Saúde
 O Eldorado dos Gaúchos
 O Modo Estatal Global
 O Príncipe Pacífico
 Os Novos Capitães do Mato
 Pescadores e Cooperativas
 Pesquisadores do Maranhão - 2010-2011
 Pesquisadores do Maranhão – 2011
 Pesquisadores do Maranhão - 2012-2013
 Pesquisadores do Maranhão - 2013-2014
 Revista Inovação. Ano 6. Nº 23. 2014
 Revista Inovação. Ano 6. Nº 24. 2014
 Revistas Científicas em Educação no Mercosul
 São Luís 400 Anos. (Con)Tradições de uma Cidade Histórica
 Ser Livre e Ser Escravo
 Sob a Mira da Câmara. Carlos Alberto Ximendes
 Veias do Rio Maracu
 Versura

Nenhum comentário:

Postar um comentário